Destaques do Mês de Maio em Portugal

A chegada do segundo trimestre e a aproximação do verão trouxeram fortes investimentos ao país e algumas alterações no setor do turismo.

A vacinação começa a dar cartas a olhos vistos e com a saída do confinamento e o início das viagens, mais investidores chegam ao país e com eles maior é a possibilidade de transações e aquisições e consequentemente uma inevitável retoma do turismo, já há muito esperada.

Ainda o mês estava no início quando a Whitestar Asset Solutions ganhou a gestão de uma carteira Unsecured, composta por mais de 3.700 créditos, cerca de 1.300 devedores e um valor em dívida que ultrapassa os 200 milhões de euros.  Em causa está um portefólio que integra a carteira Guincho, a segunda titularização pública de NPL (Non Performing Loan) realizada em Portugal, cuja gestão tinha sido dividida por três servicers: Whitestar – Individual Secured, Hipoges – Corporate Secured e Altamira – Unsecured.

Entretanto, a notícia há muito aguardada também foi anunciada, o Ministério Público e o Tribunal do Fundão deram luz verde à venda de mega herdade do BES à Vestein Spain, a Herdade do Vale Feitoso. A propriedade que foi convertida numa espécie de feudo familiar pelos Salgado, foi comprada, em 2004, pelo Grupo Espírito Santo (GES), e foi convertida num sítio para festas e caçadas com amigos. A Herdade do Vale Feitoso, localizada em Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, foi considerada a maior propriedade privada vedada em Portugal. O ativo é constituído por 7.300 hectares, dos quais 1.200 são reserva de caça turística sendo um destino de caçadores nacionais e internacionais famosos.

Ainda maio estava no início quando o Governo se pronunciou quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência com a atribuição de 610 milhões de euros para a eficiência energética de edifícios e a melhoria do desempenho ambiental de edifícios. Cerca de metade do valor está destinado a medidas de eficiência energética e ambiental nos edifícios residenciais.

O investimento espanhol está cada vez mais a surgir em Portugal e desta vez com uma empresa espanhola a investir 23 milhões de euros em três parques solares no Alentejo A empresa vai ocupar uma área de cerca de 70 hectares destinados aos três parques solares. O nome da empresa líder no desenvolvimento e geração de energia solar fotovoltaica no sul da Europa, não foi revelado. Os parques solares vão ser instalados nos concelhos de Elvas (Portalegre), Alandroal e Arraiolos (Évora).

A carteira “Projeto SILK” foi colocada à venda por 60 milhões de euros. A carteira com 200 imóveis é composta por um portefólio residencial de alta qualidade localizado principalmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A Addrezza, dona de vários projetos de luxo em Lisboa, anunciou que tem à venda desde março uma carteira com mais de 200 imóveis, ativos altamente concentrados e locais únicos em todo o território português.

A Marina de Vilamoura também deu que falar com o “Project Vilamoura” a ser vendido à Arrow por cerca de 100 milhões de euros. Os norte-americanos da Lone Star venderam o “Project Vilamoura” a um conjunto de investidores. Entre os compradores está o fundo britânico Arrow Capital e os empresários Filipe de Botton e Alexandre Relvas. Em carteira está a marina de Vilamoura, duas sociedades e 21 lotes de terreno com potencial de construção.

Habitação

Quanto a este segmento, assistimos cada vez mais ao surgimento de projetos residenciais. A Kronos lançou ainda no início do mês um projeto de 65 apartamentos em Lisboa com investimento de 40 milhões de euros. O novo projeto, The one, ficará situado em pleno centro de Lisboa, na Avenida João XXI, entre as Avenidas Novas e a Avenida de Roma. Com três anos em Portugal, este é o quarto projeto da marca Kronos Homes no país.

Mais a norte, a Bondstone e Violas Ferreira investem 28 Milhões de euros em novo empreendimento no Porto, o novo projeto residencial de luxo Greenstone vai nascer no coração da Foz do Porto. A holding Violas Ferreira uniu-se à Bondstone (Louvre Properties) para desenvolver esse novo projeto residencial de referência em Nevogilde.

Ainda na capital, num investimento de 110 milhões de euros nasce o DUUO, na Praça de Espanha. A BESIX Real Estate Development lança a primeira fase da comercialização oficial do DUUO, um conceito de vida premium de 34.000 m2 na Praça de Espanha. O projeto é composto por 280 unidades residenciais distribuídas por dois condomínios, que serão desenvolvidas em duas fases diferentes de 140 apartamentos cada.

Escritórios

A JLL conclui uma das maiores operações de escritórios dos últimos tempos. O edifício de escritórios da KREST Real Estate Investment, localizado junto à Gare do Oriente, no Parque das Nações, ficará concluído em 2023. O Critical TechWorks vai ocupar 10.000 m2 no K-Tower. A consultora JLL fechou o contrato de pré-arrendamento para a ocupação de 10.000 m2 de escritórios no K-Tower com a Critical TechWorks, empresa resultante de uma joint-venture entre o BMW Group e a Critical Software. Esta é uma das maiores operações de ocupação de escritórios dos últimos tempos, comprovando que o mercado de Lisboa continua a beneficiar de uma procura dinâmica.

Também em Lisboa, a Eastbanc anunciou o investimento de 11 milhões de euros em edifício de escritórios na capital. É na Praça da Alegria em Lisboa que o Alegria One, novo projeto de escritórios e retalho, vai nascer. O projeto de reabilitação total de um icónico edifício na esquina da Avenida da Liberdade com a Praça da Alegria conta com 7 pisos num total de 2.800 m2 de área de construção, entre escritórios, um restaurante e uma loja no piso térreo. O projeto de reabilitação será concluído no 3º trimestre deste ano.

Retalho e Logística

O grupo Vidrala fez um investimento de 10 milhões de euros num armazém na Marinha Grande, com o anúncio da construção do novo armazém anexo à sua fábrica Santos Barosa. O produtor de embalagens de vidro, anunciou construção do novo armazém anexo à fábrica, que representa o maior investimento logístico da sua história.

Na capital portuguesa, a Merlin Properties inaugurou uma plataforma logística de 45.000 m2 destinados a arrendamento. O empreendimento conta já com uma nave de última geração com 45.171 metros quadrados de área bruta arrendável, dividida em 6 módulos. A Merlin Properties que inaugurou oparque logístico Merlin Lisboa Park, tem um forte compromisso com este segmento de negócios. No total, o parque tem uma área bruta edificável total de 224.864 m2 e será o maior parque logístico de Portugal, localizado na principal zona logística de Lisboa, em Castanheira do Ribatejo.

Mais a sul foi lançada a primeira pedra do Sudoeste Retail Park num investimento de 25 milhões que conta com uma área bruta locável de aproximadamente 14 500m2 onde estarão representadas cerca de 20 marcas, nacionais e internacionais, dos mais variados setores de atividade. Considerado um dos maiores de Portugal e o maior da região do Algarve na sua tipologia, o empreendimento será certamente um ponto de referência e interesse para toda a região, num investimento de 25 milhões.

Hóteis e Resorts

O mercado de hotéis e resorts tem vindo cada vez mais a mostrar a sua resiliência, agora que o setor do turismo começa aos poucos a recuperar. No início do mês de maio, o Ombria resort anunciou iniciar a construção das Villas Alcedo num investimento de 30 milhões, no algarve. O grupo finlandês Pontos, proprietário e promotor do Ombria Resort, vai dar início à construção da primeira de um conjunto de 12 moradias isoladas de luxo.  As doze Villas Alcedo, estão localizadas num terreno contíguo ao do hotel Viceroy at Ombria Resort.

Mais a norte, o Grupo Mercan e 160 Vistos Gold unem-se num investimento de 56 milhões em novo hotel no Porto. O Renaissance Park Hotel – Porto vai nascer com arquitetura de topo, um novo Parque Urbano e uma impressionante vista sobre a cidade. Prevê-se que o Renaissance Park Hotel – Porto tenha uma área de cerca de 14 mil metros quadrados, 163 quartos, piscina panorâmica exterior no último andar com bar e esplanada, restaurante com capacidade para 250 pessoas e um centro de congressos com capacidade até 600 utilizadores.

A B&B HOTELS reforça o seu compromisso em Portugal e aumenta para 43 o número de hotéis na Península Ibérica, inaugurando uma nova unidade no Montijo. Construído e promovido pelo Grupo Casais, a B&B HOTELS inaugurou o novo B&B Hotel Lisboa Montijo. A nova unidade hoteleira está localizada na Avenida João XXIII, Montijo e oferece uma excelente localização, muito perto de Lisboa, a cerca de 20 km e da Ponte Vasco da Gama.

O Grupo Mercan novamente anuncia um investimento, agora no Alentejo,  de 21 milhões de euros no novo Hilton Garden Inn Évora. Um projeto em parceria com a RA Group (Referência Arrojada Group), localizado a menos de 10 minutos do centro histórico da cidade e junto ao Rossio de São Brás. A nova unidade hoteleira conta com uma área superior a oito mil metros quadrados, com 130 quartos e piscina exterior na cobertura com bar e esplanada. O hotel terá ainda um restaurante, ginásio e uma sala de reuniões com capacidade até 130 pessoas.

O grupo hoteleiro Sana Hotels está a apostar fortemente na cidade de Lisboa com alguns projetos que estão previstos abrir já no próximo verão, investindo 238 milhões de euros na capital. Uma das maiores obras em curso, na Avenida Fontes Pereira de Melo, envolve o hotel SANA Marquês. A Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, reabre para visitas ao público também este verão. O grupo hoteleiro tem ainda em carteira um grande projeto para a Rua do Ouro, na baixa lisboeta, que envolve a reabilitação de dois quarteirões. A reabilitação do Convento da Graça é ainda outro projeto que o grupo SANA prepara na capital, ainda em fase de licenciamento, envolve a reabilitação do antigo convento, que está em estado degradado, num hotel de cinco estrelas com 147 quartos.