Carteira “Projeto SILK” à venda por 60 milhões de euros

A carteira com 200 imóveis é composta por um portefólio residencial de alta qualidade localizado principalmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Esta é a oportunidade de adquirir um portfólio de alta qualidade para captar valorização de preços residenciais. A Addrezza, dona de vários projetos de luxo em Lisboa, tem à venda desde março uma carteira com mais de 200 imóveis, ativos altamente concentrados e locais únicos em todo o território português.

O processo está nas mãos da Square AM (Square Asset Managment), gestora do fundo que detém os imóveis, e da CBRE, que convida a participação do processo de licitação padrão para a possível aquisição do Projeto SILK. Existem já dois interessados para a carteira avaliada em 60 milhões de euros, a Whitestar Asset Solutions, em representação de um investidor e o fundo alemão Deutsche Finance, juntamente com a Finsolutia.

Este portfólio residencial destaca-se pelas suas unidades de alta qualidade e ativos em locais únicos. Apesar de o Projeto SILK estar concentrado principalmente nas áreas urbanas de Lisboa, Porto e Faro, o portfólio também inclui outras áreas do país como, Setúbal, Leiria, Portalegre, entre outras.

Com um tamanho unitário médio de 120 m², o portfólio é essencialmente composto por apartamentos de 2, 3 e 4 quartos (76% do total de unidades). As unidades residenciais restantes variam de estúdios até 6 quartos por apartamentos.

Existem ainda outro tipo de ativos que não são significativos nem representativos da carteira total. O Projeto SILK inclui ativos de diferentes usos, tais como 8 unidades de escritório, 5 lojas de retalho, 3 vagas de estacionamento e 3 terrenos, numa área total de 40.670 metros quadrados, gerando rendas de 32.000 euros anuais.

Inicialmente concebido para ser uma estratégia de carteira para arrendamento, o vendedor começou a rescindir contratos de arrendamento ainda em 2020 para implementar uma unidade por estratégia de função unitária. Atualmente 46% dos imóveis estão desocupados, percentagem que rapidamente aumentará nos próximos meses, uma vez que a maioria dos contratos de arrendamento estão a terminar. O vendedor não assinou novos contratos de arrendamento e tem-se oposto a todas as renovações.

Os ativos do grupo Top 8, com 125 unidades, representam 72% do preço total de venda potencial do Project SILK. Ativos esses que estão em áreas urbanas bem consolidadas, o que aumenta a liquidez das unidades. Em termos gerais, as unidades residenciais da carteira estão em ótimas condições, sendo que as unidades vagas podem ser vendidas e/ou ocupadas por futuros inquilinos.