Freguesias do Porto apresentam queda de preços

De acordo com os dados da plataforma de big data imobiliária Brainsre, o preço médio do arrendamento de habitação no Porto ascendeu a 10,2 euros por metro quadrado e o valor médio foi de 958 euros por mês.

Dados que se encontram abaixo da média nacional, dado que o preço médio de arrendamento da habitação em Portugal era de 10,9 euros por metro quadrado e o valor médio ascendia a 1.153 euros por mês.

No entanto, a partir dos dados de arrendamento disponibilizados no Porto, podemos observar o impacto produzido pela pandemia Covid-19 neste concelho, uma vez que os preços sofreram uma queda anual de 7,2%.

Das sete freguesias que compõem o Porto, União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde registaram o preço médio mais elevado da cidade no último trimestre de 2020, com 12 euros por metro quadrado por mês, este preço é aliás ligeiramente superior à média nacional. Segue-se a União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia e União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos onde o valor médio se situou nos 10,7 e 10,3 euros por metro quadrado mensais, respetivamente.

Em contrapartida, as freguesias com menor preço médio no quarto trimestre do ano foram Campanhã com 8,5 euros / m2 / mês e Paranhos com uma média de 8,8 € / m2 / mês.

Relativamente ao preço médio de arrendamento de uma habitação, a freguesia mais cara foi novamente União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, onde a renda média no último trimestre foi de 1.620 euros mensais, seguida da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, onde o valor médio ascendeu a 1.114 euros mensais; e Ramalde com 1.112 euros mensais.

Do lado oposto, Paranhos posicionou-se como a freguesia com renda mais acessível, sendo a renda média inferior a 800 euros, nomeadamente 768 euros mensais. Segue-se o Bonfim, com uma média de 784 euros mensais, e a União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia com 831 euros mensais, segundo dados da Brains RE.

 

Todos as freguesias apresentam queda de preços

No último ano, todos as freguesias do Porto apresentaram uma queda nos seus preços.

União das freguesias de Cedofeita encabeça a lista das freguesias que mais sofreram com a queda nos preços de arrendamento, com 11,22%. Segue-se Paranhos com queda de preços de 9,21% e Ramalde com 6,14%.