Os preços das habitações têm vindo a aumentar em todo o território nacional nos últimos anos, tanto nas construções novas, como na habitação designada como segunda mão e até mesmo nos arrendamentos. A capital do país não é excepção e Lisboa apresenta um crescimento significativo desde 2016 até ao terceiro trimestre de 2021, de acordo com os dados da plataforma imobiliária Brainsre.
Quanto à habitação nova em Lisboa, no primeiro trimestre de 2016, registou-se um valor de 4.151 euros por metro quadrado, montante que manteve alguma estabilidade até ao segundo trimestre de 2018. A partir desse período, observou-se um crescimento a um ritmo expressivo, tendo-se apurado o preço de 6.062 euros por metro quadrado no quarto trimestre desse mesmo ano. Os valores atingiram os 6.718 euros por metro quadrado no terceiro trimestre de 2021.
Por seu turno, a habitação em segunda mão registou também aumentos no que respeita aos valores observados, embora em termos percentuais inferiores às novas construções. No que respeita a este tipo de habitação, o valor apurado no início de 2016 foi de 2.896 euros por metro quadrado, ao passo que no terceiro trimestre de 2021 registou o valor de 5.457 euros por metro quadrado, valor que ao longo dos últimos 5 anos quase duplicou.
Quanto aos preços de arrendamento no setor residencial, os mesmos mostraram ao longo do período em análise um crescimento expressivo, com um evidente recuo após o início da pandemia Covid-19, provavelmente fruto dos sucessivos confinamentos, redução das deslocações e ausência de turismo, que colocaram uma grande percentagem de unidades de alojamento local no mercado de arrendamento. No início de 2016, o valor por metro quadrado no arrendamento era de 11 euros, tendo atingido o preço de 16 euros no segundo trimestre de 2019, valor que se manteve estável até ao primeiro trimestre de 2020. Os valores começaram a registar quedas no segundo trimestre de 2020, uma redução que chegou aos 14,1 euros por metro quadrado no terceiro trimestre de 2021.
Segundo os dados da plataforma imobiliária Brainsre, das 24 freguesias que compõem Lisboa, a freguesia de Santo António regista o preço médio mais elevado da cidade no terceiro trimestre de 2021, com o valor de 7.164 euros por metro quadrado, seguindo-se das freguesias da Misericórdia, Alcântara, Belém e Santa Maria Maior. A meio da tabela encontra-se a freguesia de Arroios com um valor médio de 5.005 euros por metro quadrado. Ainda na cidade de Lisboa, mas já nos lugares inferiores do ranking, encontram-se as freguesias do Beato e Santa Clara, com valores médios de 3.627 euros por metro quadrado e 2.821 euros por metro quadrado, respetivamente.
Brainsre é uma proptech que possibilita o upload e análise de portefólios, permitindo aos clientes gerir e contrastá-los com os dados de mercado. É uma plataforma indispensável para investidores, agentes imobiliários, servicers, bancos, consultores imobiliários e qualquer pessoa que opere no mercado imobiliário.