Justiça dá luz verde à venda da Herdade do Vale Feitoso

O Ministério Público e o Tribunal do Fundão deram luz verde à venda de mega herdade do BES à Vestein Spain.

Em causa está a propriedade que foi convertida numa espécie de feudo familiar pelos Salgado. A propriedade que foi comprada, em 2004, pelo Grupo Espírito Santo (GES), foi então, convertida numa espécie de feudo familiar, um sítio para festas e caçadas com amigos.

A Herdade do Vale Feitoso, localizada em Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, foi considerada a maior propriedade privada vedada em Portugal. O ativo é constituído por 7.300 hectares, dos quais 1.200 são reserva de caça turística sendo um destino de caçadores nacionais e internacionais famosos.

O Ministério Público e o Tribunal do Fundão deram luz verde à venda da Herdade do Vale Feitoso à espanhola Vestein, Spain, sociedade da gestora espanhola de investimentos imobiliário Tenigla, por 20,7 milhões de euros, avança o Jornal de Negócios.

A propriedade foi comprada pelo GES que, entretanto, colapsou e arrastou para a falência a dona da herdade, a Companhia Agrícola de Penha Garcia.

De acordo com o Jornal de Negócios, o herdeiro do BES executou, entretanto, as hipotecas que tinha sobre estes ativos, tendo a companhia sido declarada insolvente em 2019. O Novo Banco reclamou créditos de 53,3 milhões de euros, no âmbito desse processo.