Destaques do mês de Abril em Portugal

Com o segundo trimestre do ano a começar, o mês de abril mostrou-se bastante robusto no que respeita a transações e investimentos. Principalmente, no que concerne aos segmentos da habitação e hóteis que continuam a mostrar o seu dinamismo nos últimos meses.

De destacar ainda que a Aura REE Portugal anunciou que é agora membro das IES (International Ethics Standards) enquanto Business Supporter da organização. As IES é uma organização / coligação internacional de Padrões Éticos, que visa manter e promover um conjunto universal de princípios éticos para imóveis e profissões relacionadas. Ser aderente às IES é o reconhecimento da Aura REE Portugal como uma empresa com elevada integridade.

Habitação

Com o mês a iniciar, a Taga Urbanic anunciou o investimento de 60 milhões de euros no edifício residencial Sal D’Ouro. O empreendimento está localizado junto à Foz de Vila Nova de Gaia e é composto por 31 apartamentos.

Logo de seguida, veio a público que Benfica, em Lisboa, vai receber um complexo habitacional de 266 fogos num investimento de cerca de 50 milhões de euros. É nas antigas instalações do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária que vão ser construídos em regime de habitação a custos controlados, edifícios destinados à habitação, mas também a comércio e serviços. O concurso para o novo complexo habitacional para arrendamento acessível que vai nascer na Quinta da Baldaya foi lançado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana – IHRU.

Entretanto, vai nascer no Porto um novo projeto residencial “As Camélias”. O empreendimento localiza-se numa zona residencial por excelência, próximo ao conhecido parque residencial da Boavista/Foco. O condomínio privado de luxo está situado num terreno de 5.350 m2, totaliza 20 moradias unifamiliares, distribuídas por quatro módulos, e desenvolve-se em torno do edifício original, que foi remodelado e transformado em três habitações. O valor de investimento não foi revelado.

Também a norte, a Predibisa comercializa o empreendimento residencial SPLENDOURO Marina Houses. O projeto, cujo investimento está avaliado em 15 milhões de euros, fica situado junto à zona da Afurada em Vila Nova de Gaia e foi desenvolvido pelo arquiteto Miguel Nogueira, da equipa NN Arquitetura, para a Sharp Developers, que é a promotora do investimento. O SPLENDOURO, que conta com 11 moradias, de tipologia T4 – Garden Houses e T5 – Panoramic Houses, está em fase de comercialização, com previsão de conclusão da obra em maio de 2024.

Com abril a chegar a meio, a Dynasty Homes anunciou o investimento de 30 milhões de euros no empreendimento Herdade do Meio. A Dynasty Homes vai realizar este investimento no seu mais recente projeto imobiliário de raiz, localizado no concelho do Seixal, sendo que já se encontra em construção. O empreendimento habitacional é composto por 70 moradias e encontra-se inserido num lote de 11 hectares, com zonas verdes, parques infantis e campos de padel.

Por último, o Belas Clube Campo anunciou o investimento de 18 milhões de euros no projeto Orion. O empreendimento é assinado pelo Arquiteto Eduardo Capinha Lopes, e conta com 34 apartamentos, de tipologias T1 a T5, com valores a partir dos 360 mil euros, distribuídos por 3 pisos. Conta com amplos jardins, garagem e arrecadação, e ainda uma zona de comércio de serviços. Atualmente, o projeto está em fase de lançamento, com condições exclusivas, e será concluído no final de 2025.

Escritórios

A meio do mês surgiu o anúncio da comercialização do Edifício República 41. A comercialização do imóvel que se encontra 100% ocupado, realizou-se no decorrer do processo de modernização do espaço. Durante os últimos 18 meses, o edifício foi alvo de obras de requalificação, conta com uma área total superior a 1700 m2, que estão distribuídos por nove pisos. O edifício, localizado numa das principais avenidas de Lisboa, vai ainda possuir um terraço comum no primeiro piso.  O valor de investimento da operação não foi revelado.

No final de abril, veio a público que o mais recente projeto de reabilitação da EastBanc Portugal, o Alegria One, alcançou uma taxa de ocupação de 100%. O edifício, que conta com 2.800 m2 de área de construção, 7 pisos e cerca de 2.200 m2 de área comercial, é da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura. Está localizado em Lisboa, no número 85 da Avenida da Liberdade e no número 1 da Praça da Alegria, estando totalmente adaptado às novas tendências do mercado. Os pisos de escritórios do Alegria One estão atualmente ocupados por empresas como a Dior, a Dentsply Sirona, a Faber Ventures e a Portugal Homes.

Logística

No arranque do mês, veio a público que o Complexo logístico Rainha Green Logistics Park foi entregue pelo grupo Aquila Capital. O complexo logístico foi formalmente entregue e representa o primeiro investimento em Portugal da marca Green Logistics do Grupo Aquila Capital ligado à logística. Este complexo logístico, de dois edifícios, e os trabalhos de urbanização associados, representam um investimento de cerca de 100 milhões de euros. Os trabalhos de construção do complexo logístico, localizado na Azambuja foram assegurados pela GSE.

Retalho

Neste segmento, o Aldi Portugal e o Mercadona foram os retalhistas alimentares com maiores anúncios no mês de abril. Logo no início, o Mercadona anunciou que vai inaugurar 10 novas lojas, em Portugal, em 2023. A empresa de supermercados, prossegue assim com o seu plano de expansão. A Mercadona duplicará o seu investimento para os 280 milhões de euros, em 2023, que se destinam à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim e à abertura de novas lojas.

Entretato, a ALDI abre a sua primeira loja no Montijo, sendo que o projeto de construção do novo espaço inclui a ampliação de uma das principais avenidas do município. Atualmente, o retalhista conta com 17 lojas no distrito de Setúbal, e chegou ao Montijo, sendo esta a 128º loja no país. A nova loja conta com uma área total de vendas de 1.040 m2.

Por último, a Aldi abre a sua primeira loja em Guifões num investimento de 4 milhões de euros, esta é a quarta loja Aldi no concelho de Matosinhos.  O espaço conta uma área total de vendas de 1.000 m2, e o seu projeto de construção viabilizou a melhoria do enquadramento urbanístico na envolvente da loja, a requalificação de uma parte da Avenida Doutor Salgado Zenha, onde se localiza, e a construção de uma rotunda, para maior comodidade dos clientes.

Residências de Estudantes

Neste segmento, a Smart Studios anunciou o lançamento de duas novas residências de estudantes no Lumiar, em Lisboa. A Smart Studios vai arrancar com a construção das novas residências de estudantes, sendo que a gestão da obra está a cargo da Engexpor. Os edifícios que vão acolher as residências, vão disponibilizar 635 alojamentos, que serão erguidos nos lotes 2 e 12 do mais recente loteamento em fase de promoção imobiliária na urbanização da Alta de Lisboa.

Hotéis

Logo no início de abril, abriu portas no centro histórico do Porto, o novo hotel Arts Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, num investimento de 15,4 milhões de euros. A abertura desta unidade hoteleira é fruto da reabilitação de um edifício histórico e devoluto. O novo espaço conta com 2.300 m2, e 53 quartos com elevados padrões de elegância e conforto.

Já o mês ia a meio quando foi inaugurado o Renaissance Porto Lapa Hotels. O novo hotel é fruto de um investimento de 56 milhões de euros da Mercan Properties. A Renaissance Hotels, marca que integra o portefólio da Marriot Bonvoy, estreia a sua presença em Portugal, ao inaugurar o Renaissance Porto Lapa Hotel, localizado no histórico bairro da Lapa, no Porto.

Por último, o Hilton anuncia um investimento de 60 milhões de euros prevendo abertura de quatro hotéis ainda este ano. A cadeia Hilton prevê abrir quatro novos espaços em Portugal, em 2023 e duplicar a sua rede hoteleira nos próximos três anos, ao abrir nove hotéis espalhados pelo território português. Isto reflete também o reforço das atuais equipas dos oito hotéis da cadeia hoteleira. Este ano, e após a abertura do Tapestry Collection by Hilton, no Porto, resultado de um investimento de 15,4 milhões de euros, existem planos para abrir o Hilton Garden Inn Évora (investimento de 21 milhões de euros), o Legacy Hotel Cascais, Curio Collection by Hilton e DoubleTree by Hilton Lagoa Azores, num investimento total que ronda os 60 milhões de euros.