Em debate: “PropTech – A Inovação e a Evolução do Mercado Imobiliário”

Cada vez mais a PropTech (Property Technology) é considerada um trunfo no mercado imobiliário.

A conferência “PropTech – A Inovação e a Evolução do Mercado Imobiliário”, organizado pela CCA teve ontem lugar na CCA Law Firm, entre 09h30 e as 11h00, em formato presencial e online.

A revolução e evolução do mercado imobiliário não é novidade e já começou há alguns anos. A tecnologia, Metasearch e Inteligência Artificial são o presente e cruzam-se diariamente com o setor trazendo novas ofertas e novas soluções.

Na webinar foram debatidas várias questões, como: Quais são os desafios atuais? Quais as tendências do investimento imobiliário, com a tecnologia ao seu serviço? Qual o futuro do empreendedorismo nesta área?

A moderar a sessão esteve Madalena Azeredo Perdigão, Sócia de Imobiliário da CCA, que contou com a presença de Rafaela Andrade, Partner & CFO, Casafari; José Covas, Managing Partner, AURA REE Portugal e Rui Meneses Ferreira, Managing Director, Kronos Homes, enquanto oradores.

O imobiliário é um setor que se tem mostrado resiliente e muitas são as empresas que precisaram transferir os seus negócios para a internet, de forma a manter as suas operações no mercado. O triunfo da tecnologia é uma das ferramentas que veio para ficar e que possibilitou que o setor imobiliário mantivesse o êxito que tem sido dominante nos últimos anos.

De acordo com Rafaela Andrade, Partner & CFO, Casafari, “Do ponto de vista dos dados e da informação, na Casafari, recebemos muito feedback dos nossos clientes como sendo o principal benefício da inovação que tem sido observada no setor nos últimos anos. A possibilidade que a inovação proporcionou ao setor traz muita transparência, ao ser capaz de aceder a uma base de dados limpa, organizada e clara, onde se consegue observar o que se passou do passado até hoje, onde existe uma cronologia e uma história ao nível de uma micro-região até a um nível maior, podendo olhar a tendências ou movimentos de mercado num país ou numa classe de ativos específica. O que por sua vez se converte em mais e maior confiança de quem investe, do lado de quem tem capital para colocar no setor e de quem tem outras ideias, outros projetos, outros planos de negócio para desenvolver. Aquilo que percebemos como principal objetivo e desafio seria conseguir levar essa mesma base de dados para o mercado, primeiro em Portugal onde foi lançada e posteriormente em Espanha, onde a expandimos e hoje em dia nos outros três países em que atuamos, é também conseguir de uma forma coerente e consistente comparar diferentes mercados europeus”.

De forma a potencializar a eficiência das transações e ajudar às tomadas de decisão, surge cada vez mais de forma vincada a tecnologia como apoio ao setor. Surgiu a necessidade de investimento em plataformas certificadas que visam agilizar o trabalho dos mediadores, transmitindo confiança e qualidade ao consumidor.

Segundo José Covas, Managing Partner, AURA REE Portugal “A realidade que neste momento vivemos em Portugal deve-se muito à existência desta maior transparência no mercado, dado que atraiu um conjunto de investidores que estava habituado a essa transparência noutras localizações e que se sentiram atraídos pelo país. Mas para além da transparência do mercado, salientaria outro aspeto que do nosso ponto de vista é mais importante quando desenvolvemos uma plataforma deste género foi com um objetivo muito importante, o de poupar tempo num processo criativo ou de pensar os imóveis. Demos conta que as equipas de advisor, as equipas de avaliação perdiam muito tempo a pesquisar imóveis, a ver o que existia ou não existia e que de repente com todas estas soluções quer internas ou externas, toda esta mudança permitiu que as equipas de advisor, de consultoria e os próprios clientes ganhassem uma eficiência de tempo absolutamente brutal, que permite não só fazer análises mais profundas e ter uma estratégia muito mais depurada, mas onde existe também uma grande oportunidade é no facto de termos mais tempo para ser criativos e pensar em coisas fora da caixa, em testar vários e novos modelos. Acima de tudo esta transparência no mercado e este nível de informação veio trazer maior criatividade e melhores oportunidades, nesta perspetiva em que temos mais tempo para pensar, quando anteriormente perdíamos imenso tempo a processar dados.”

As novas tecnologias disponibilizam hoje diversas plataformas que permitem uma maior facilidade de mobilidade virtual e por outro lado permitem estabelecer uma relação de confiança com o cliente. Surge assim cada vez mais a PropTech (Property Technology) como um trunfo do imobiliário, consistindo na aplicação de tecnologias de informação inovadoras que têm como objetivo apoiar particulares ou empresas na pesquisa, gestão, compra e venda de ativos imobiliários.

Rui Meneses Ferreira, Managing Director, Kronos Homes, salienta“Estamos a falar numa lógica de quem utiliza os dados de uma forma profissional, mas a grande vantagem é também que o consumidor final pode utilizar estes dados. Claramente a transparência é fundamental em qualquer mercado, tanto para quem está a investir, como para quem está a comprar no final do processo. A tecnologia permitiu-nos ter uma qualidade de informação, em que se fizermos as perguntas corretas, temos acesso a informação que nos permite tomar decisões e que inclusivamente nos ajuda a explicar determinados fatores a investidores estrangeiros. Hoje ganhámos muito tempo, eficiência e podemos colocar o nosso esforço onde podemos acrescentar valor. Estas tecnologias permitem-nos tomar decisões a par e passo, e penso que isso é fundamental ainda para mais numa altura de tanta incerteza nos preços de construção. Nós estamos no mercado para ganhar dinheiro e se soubermos que não o vamos fazer em algum projeto, não avançamos com esse projeto”.