O mercado imobiliário em Espanha no mês de março

No resumo de março de 2023, destacam-se marcas como Alcampo, Brookfield, Perial AM, Inter Gestion REIM.

O sector imobiliário espanhol terminou o terceiro mês de 2023 com várias transações, concentradas em sectores como o residencial, retalho e hoteleiro. Destacam-se a compra de uma carteira de supermercados Dia pela Alcampo (267 milhões); a compra do Hotel Sofia em Barcelona pela Brookfield AM (180 milhões); o investimento em terrenos em Sevilha (95,5 milhões); a compra do Hotel Dolce Sitges, adquirido pela Perial AM (60 milhões), e a venda de outra carteira de supermercados Carrefour, adquirida pela Inter Gestion REIM (42,5 milhões).

Empresas

As empresas imobiliárias estiveram bastante ativas em março. O fundo Pollen Street assumiu o serviço da Finsolutia um mês após a licitação da empresa. A HomeExchange também comprou a sua concorrente Love Home Swap.

Além disso, a Aena ofereceu um terreno para a construção de um supermercado no aeroporto de Barajas por 14,2 milhões, a Greystar e a Vía Célere criaram uma empresa conjunta para comprar mais de 2.400  habitações BtR, o Grupo Impar chegou ao México com a aquisição de uma empresa de arquitectura e a Merlin ganhou a primeira batalha legal contra os irmãos Almansa (fundadores da Loom, a sua filial coworking).

Os resultados mais importantes em 2022 revelados este mês são de Sareb, cujas receitas aumentaram 8% para 2.361 milhões; Neinver, que registou vendas de 613 milhões em Espanha; Culmia, com receitas de 300 milhões e a previsão de 1.400 novas habitações para 2023, ou Serviland, com 300 milhões em vendas de terrenos.

Mais notícias económicas: Neinor Homes anunciou que vai distribuir 600 milhões em dividendos ao longo de cinco anos e conseguiu comprar de volta 130 milhões do seu título verde; Necesito un Trastero anunciou o investimento de 50 milhões para impulsionar a sua expansão; e Zityhub fechou uma ronda de financiamento de 1,1 milhões.

Notícias tecnológicas: Libra Gestión de Proyectos apresentou no metaverso a sua evolução no sector imobiliário, Gmp tornou-se a primeira empresa imobiliária espanhola do Programa WiredScore Portfolio e Reental vendeu a primeira propriedade financiada com cripto em Espanha.

Residencial

No segmento residencial, março registou numerosos movimentos, tais como a compra pela Primevest Capital Partners de um edifício residencial de 126 unidades em Albacete (21 milhões) ou a venda de várias villas por elevados montantes: duas em Ibiza, compradas pela Wiederkehr Real Estate (WRE) (até 13 milhões), e outra em Madrid, adquirida pelo futebolista brasileiro Marcelo Vieira (3,6 milhões). Pela sua parte, Haya e Cajamar anunciaram a oferta de 5.700 propriedades com descontos até 40% em diferentes locais.

Também este mês, Sareb esteve envolvida na venda de dois terrenos: 40 habitações sociais para a Xunta de Galicia por 3,5 milhões e mais 15 habitações e 13 lugares de estacionamento para a administração regional de Murcia por 884.000 euros.

Mais transações de terrenos -Destaca-se a Neinor Homes, com o investimento de 30 milhões de euros para a construção de 135 habitações em Vitória; a compra pelo Grupo Fogesa de um terreno para 124 habitações populares por 24 milhões de euros em Parla (Madrid), ou a compra por Inversiones Castillo de Santa Catalina de um terreno por 1,5 milhões de euros em Málaga.

Entretanto, o Governo, através do Ministério dos Transportes, deu luz verde a acordos para financiar a construção de vários projetos residenciais. Com 53,2 milhões, serão construídas 1.590 unidades para arrendamento social em Aragão e Catalunha, e com 46,6 milhões, serão construídas mais 1.010 novas unidades habitacionais nas Astúrias e Castilla-La Mancha.

Em Madrid, a Câmara Municipal deu o aval definitivo a Los Ahijones, um empreendimento urbano que vai ter 2.400 novas unidades habitacionais subsidiadas. Culmia anunciou que investirá 515 milhões de euros no desenvolvimento de 3.767 unidades habitacionais a preços acessíveis.

Aelca desbloqueou também vários projetos de desenvolvimento urbano: em Valladolid, 839 novas habitações, e em Benalmádena, 230 novas habitações. Já na capital da Costa del Sol, Costas aprovou o projeto La Térmica de Málaga, que inclui 870 habitações.

No mercado da habitação, AQ Acentor vai investir 95,5 milhões para 450 novas unidades em Sevilha, Acciona vai promover 283 novos fogos na Costa Ballena (Cádis), Aedas vai proceder à construção de 195 unidades em Denia (Alicante), Coanfi projetará 174 unidades habitacionais subsidiadas em Saragoça, Grupo GS e GAT Inversiones investe 80 milhões em 165 habitações de luxo em Zahara de los Atunes (Cádis) e Neinor, outras 132 unidades em Estepona.

Escritórios

No mercado de escritórios, LaSalle adquiriu um edifício em Barcelona por 20 milhões de euros, Redentum Partners comprou escritórios na zona do Doutor Fleming de Madrid, e New Winds Group adquiriu o edifício Proa em La Coruña.

Em Barcelona, destacam-se várias notícias: a Câmara Municipal e Conren Tramway anunciaram que vão transformar as Três Chaminés em escritórios, de modo a desbloquear o seu futuro de desenvolvimento urbano, e a Sanofi está a abrir a sua sede de 7.50 m2. Em 22@, Anaya está a instalar a sua nova sede com quase 800 metros quadrados e a REInvest Asset Management adquiriu o desenvolvimento de um novo projeto sustentável.

Na capital, a Cink Coworking abre o seu sétimo espaço flexível, e em Valência, o Grupo SDG abre também o seu primeiro escritório.

Hotéis

O segmento hoteleiro é um dos mais ativos este mês. A maior transação foi a compra pela AXA IM e Blasson Property do Hotel Sofia, localizado em Barcelona, por 180 milhões. Também em Barcelona, a Hines adquiriu uma torre com licença de hotel em Porta Diagonal e a Perial AM comprou o Hotel Dolce Sitges por 60 milhões.

Em Madrid, Azora comprou o Hotel Tryp Chamartín, juntamente com outros ativos, por 34,6 milhões de euros; um escritório familiar adquiriu o Hotel Radisson Blu, até agora propriedade da Monthisa, por 26 milhões de euros, e a UMusic Hotels acrescentou um novo estabelecimento na Plaza de Canalejas.

Por último, a Ibersol adquiriu o Hotel Ibersol Antemare por 10 milhões de euros; o Hotel Niagara (Palma) foi comprado pela Navis Capital e Andbank; o Hostal Atenas (Sevilha), por Salomon 1965, e, finalmente, Oasis Village (Fuerteventura), pela HD Hotels. Outros destaques de março são o Grupo Numa, que dá continuidade à sua expansão na Península Ibérica e acrescenta 4 hotéis, e Nobu, que vai abrir um hotel de cinco estrelas num edifício do Millenium em Sevilha.

Logística

No segmento logístico catalão, LaSalle comprou um ativo logístico em Barcelona por 35 milhões e o Lidl anunciou que vai investir 13 milhões num armazém provisório em Constantí (Tarragona).

Além disso, destacam-se também Montepino, que adquiriu em Saragoça o terreno da antiga Universidade Laboral de Saragoça por 23,6 milhões e vai investir mais 100 milhões no desenvolvimento de uma plataforma logística em Guadalajara, e Log In, que adquiriu um ativo logístico em Alicante e outro em Pamplona. Hispavima desenvolverá também um armazém de mais de 3.500 m2 em Múrcia.

Finalmente, o Grupo Velilla anunciou que vai duplicar a capacidade do seu centro logístico em Albacete para 30.000 m2.

Retalho

No sector retalhista, a Dia fechou a venda a Alcampo de 235 lojas e dois armazéns após a aprovação da CNMC, e o Carrefour vendeu oito supermercados ao fundo Inter Gestion REIM por 42,5 milhões de euros.

Destacam-se também a Socimi Silicius, que vendeu instalações comerciais em San Sebastian e Getafe (Madrid) por 24,6 milhões de euros, e um investidor privado, que adquiriu instalações em San Sebastian por 1,6 milhões de euros.

Na cidade madrilena de Alcobendas, Twin Peaks Capital anunciou a remodelação das estradas da zona, prolongando a Avenida de la Ermita e construindo 1.100 m2 de espaço comercial, na sequência da construção do projeto La Menina. E em Capex, destaca-se a operação Carmila e Carrefour, que com 10 milhões realizará a renovação do centro comercial Peñacastillo.