O segundo mês de 2023 foi repleto de investimentos e transações no setor imobiliário. Culmia, Avintia, Pecsa e Vía Ágora adquiriram mais de 2.000 habitações btr, Zurique vendeu três edifícios de escritórios no centro de Barcelona, Carmila vendeu quatro centros comerciais na Andaluzia por 75 milhões e o Consorcio de la Zona Franca de Barcelona atribuiu os terrenos da Nissan a Goodman.
Empresas
Fevereiro tem sido um mês movimentado para as empresas imobiliárias. Alguns dos nomes mais importantes são Sareb, que recebeu a aprovação da CNMC para a compra dos 10% em falta do seu próprio promotor, Árqura Homes, a Euroval, que aumentou a sua carteira com a compra da empresa francesa Galtier FI, uma empresa de serviços de avaliação para todos os tipos de activos, e Scan Global Logistics (SGL) e CVC Capital Partners Fund VIII (CVC), que formaram uma parceria (a CVC adquire uma participação maioritária na SGL a um grupo de investimento liderado pela AEA Investors Small Business Private Equity).
Mais notícias – Brainsre introduziu um novo painel de resumo, uma rápida panorâmica dos KPI’s mais importantes do mercado, em qualquer localização. O fundo Pollen Street lançou uma oferta de compra do servicer Finsolutia e Haya Real Estate, já a Nuveen Real Estate revelou a sua primeira estratégia pan-europeia de valor acrescentado diversificado (Value-Add) após ter angariado cerca de 175 milhões em compromissos iniciais. A Neinor lançou uma oferta de compra parcial do seu título verde por até 100 milhões, enquanto que a Pontegadea retirou-se este mês do negócio para comprar a sede da Meta em Dublin. O Caixabank concedeu um financiamento estruturado de 10 anos de 268.5 milhões à Torre Rioja para reforçar a sua liquidez.
Residencial
Em Madrid, destacam-se empresas como Culmia, Avintia, Pecsa e Vía Ágora, com a aquisição de mais de 2.000 habitações BTR, bem como o fundo City Partners Visio, com a venda ao Incus Capital de um edifício residencial, ou Argis, com um investimento de 40 milhões na compra e remodelação de um edifício. Em Barcelona, Vandor Real Estate destaca-se com a compra de um edifício no distrito Eixample de Barcelona por 4,8 milhões.
No setor do arrendamento, a Câmara Municipal de Barcelona adquiriu dois edifícios para a modalidade de arrendamento social no distrito de Eixample. A Nestar (Azora) acrescentou 128 habitações BtR em Alcalá de Henares, Ktesios adquiriu 52 fogos de arrendamento acessíveis em Toledo à Unicaja e Batipart adquiriu um edifício com 32 habitações de arrendamento e duas instalações comerciais em Málaga.
A Neinor Homes investiu mais de 35 milhões no desenvolvimento de 81 fogos em Las Rozas (Madrid). A Gestilar e a DWS vão construir um novo projeto de arrendamento, avaliado em 30 milhões em Valdebebas (Madrid), e a Insur investiu 61 milhões no desenvolvimento de 311 novas habitações perto de Sevilha. Já a Diglo vendeu 120 propriedades em Pamplona e Segóvia por 29,7 milhões e a Aedas está a abrir em Laredo (Cantábria), com 106 imóveis habitacionais.
No que diz respeito a futuros projetos, a Metrovacesa vai investir 24 milhões no seu novo projeto em Almería, outros 22 milhões para 120 fogos e cinco instalações comerciais em Valência, 15 milhões na compra de terrenos em Granada e 12,8 milhões para 60 habitações em Córdoba. Também o Grupo Fogesa e Único Homes, com o investimento de 12,5 milhões em terrenos em Móstoles e a compra de terrenos para mais 100 habitações em Los Berrocales, e o Grupo Pinilla, com a compra de terrenos à Tiuna Inmobiliaria para o desenvolvimento habitacional na zona de Puerta de Hierro.
Além disso, em Fevereiro também se assistiu à atribuição de 1.000 fogos em El Cañaveral para arrendamento acessível aos jovens pela Câmara Municipal de Madrid, bem como à assinatura por Raquel Sánchez da construção de 688 habitações para arrendamento social, à negociação entre Sareb e a Generalitat Valenciana para a venda de 500 unidades habitacionais para arrendamento social por 50 milhões, ao anúncio da estratégia de habitação da Ayuso para a próxima legislatura ou às propostas da Unidas Podemos: limitar a compra de habitação a estrangeiros não residentes.
Escritórios
Fevereiro continua a estar ativo no sector dos escritórios. Zurique vendeu três edifícios de escritórios no centro de Barcelona, e Mutualidad de Arquitectos (HNA) comprou a Torre Mízar, sede da Ilunion, por 36 milhões e o número 106 Francisco Silvela (Madrid) foi vendido à Mutualidad de la Abogacía.
Nos novos arrendamentos de escritórios destaca-se, em Madrid, Shiseido, que está a mudar para 3.138 m2 propriedade da Merlin Properties em Pozuelo para os seus novos escritórios, e em Barcelona, Bridgestone, com 2.200 m2 de espaço de escritórios em Conren Tramway em 22@, e Linde Gas España, com novos escritórios no distrito de Ensanche em Barcelona.
Além disso, a Basic-Fit arrendou instalações em Málaga para abrir escritórios e um ginásio, tendo a TMEIC Port Technologies ocupado 1.000 m2 de espaço de escritórios no edifício CV15 em Valência e a IWG abriu um novo espaço de coworking de mais de 1.200 m2 em Rivas (Madrid).
Hotéis
A Apollo Global Management adquiriu o Hotel Las Águilas Tenerife. Outros destaques incluem a nova gestão pela cadeia L&H de um novo hotel junto aos Cinemas Callao em Madrid e os futuros projetos de Hampton by Hilton, com um hotel no Aeroporto de Alicante, e Serras Collection, com outro novo hotel de luxo num edifício da RetailCo em Sevilha.
Logística
Em fevereiro, a Corum adquiriu um armazém Goodman arrendado à Amazon em Tarragona por 22 milhões. Os armazéns Heylen compraram um terreno em Illescas para construir um armazém de 15.000 m2 e a Panattoni vendeu um armazém de 11.000 m2 em Guipúzcoa à Echemar.
Frigicoll arrendou um armazém de 23.000 m2 em Tarragona, sendo que a Flex arrendou mais de 11.400 m2 em Getafe, Recalvi e Pick & Pack arrendaram dois módulos de uma plataforma logística em Madrid. A Analin, realizaram o arrendamento de uma plataforma logística de 5.459 m2 em Valência e a empresa dinamarquesa Jysk, quase 20.000 m2 de espaço logístico em Picassent (Valência). Além disso, o Consórcio de la Zona Franca de Barcelona atribuiu o terreno da Nissan à Goodman.
Retalho
As transações mais significativas no segmento de retalho em fevereiro foram a venda pela Carmila de quatro centros comerciais na Andaluzia por 75 milhões, bem como a compra pela Proudreed Spain e BPN Capital Partners do centro comercial Quadernillos em Alcalá de Henares (Madrid). O investimento pela Klépierre de 15 milhões para a remodelação do centro comercial Maremagnum em Barcelona e a compra por um investidor privado de uma instalação em San Sebastián por mais de 1,5 milhões
Além disso, o Ikea criou um estabelecimento de mais de 2.500 m2 no centro de Barcelona e a MVGM irá gerir e comercializar o centro comercial León Plaza.