Montepino celebra acordo com a Leroy Merlin para a construção da maior plataforma logística de Portugal

A plataforma terá uma área de 105.500 m2 num único pavilhão e a construção terá início em janeiro de 2023.

Gerida pela Valfondo, a Montepino Logística, um dos principais promotores e gestores de ativos espanhóis especializados em logística, chegou a um acordo com a Leroy Merlin para construir aquela que será a maior plataforma logística em Portugal.

A plataforma vai assim tornar-se no centro nacional de distribuição logística para a Leroy Merlin, conhecida multinacional francesa especializada em bricolage, construção, decoração e jardinagem. A construção do edifício terá início em janeiro de 2023 com uma data de entrega prevista para novembro de 2024. O ativo disponibilizará uma superfície de 105.500 m2 num único armazém.

O complexo situa-se em Castanheira do Ribatejo e será erguido no terreno adquirido no final de outubro, numa operação que representou a aquisição do maior terreno em Lisboa na última década. Esta é uma área estratégica situada no cruzamento da autoestrada A1 de Lisboa ao Porto com a A10, a estrada que liga Lisboa a Espanha e ao Algarve. Mais de 60% do parque logístico de Lisboa está concentrado aqui, o que, por sua vez, representa mais de 80% do parque logístico de Portugal.

A plataforma logística será construída seguindo critérios de construção sustentáveis e eficientes, tendo em conta que tanto a Montepino como a Leroy Merlin são empresas comprometidas com o ambiente. Desta forma, posiciona-se como a plataforma de lançamento para a nova geração de plataformas logísticas em Portugal, aspirando alcançar uma classificação de OURO dentro da escala LEED.

De acordo com o comunicado enviado ao Brainsre News Portugal, prevê-se que durante a fase de construção serão gerados cerca de 250 empregos com a participação de cerca de 40 empresas nacionais e locais. Por seu turno, a Leroy Merlin, estima que, uma vez operacional, o armazém criará cerca de 400 empregos que irão beneficiar o tecido produtivo da área.

Na sequência do recente salto da empresa para a cena imobiliária internacional, esta plataforma será a primeira a ser construída pela Montepino em território nacional. Segundo Ben Alogo, diretor de expansão internacional da Valfondo, “a assinatura do acordo com a Leroy Merlin representa um passo muito importante na nossa estratégia de expansão internacional, onde pretendemos diversificar a nossa carteira de clientes. Estamos extremamente satisfeitos por associar a marca Montepino a um dos principais operadores do setor e trabalhar em conjunto para o sucesso deste projeto, que marcará um ponto de viragem no desenvolvimento logístico em Portugal”.

O responsável salienta que “Com este acordo, fechamos o círculo da nossa primeira pedra na estratégia internacional que estabelecemos no início do ano. A Montepino encerra este ano tendo arrendado quase 600.000 m2, o primeiro ano em que fechámos com 100% de ocupação, um sucesso total para a equipa da Valfondo”.

Gerida pela Valfondo Gestión, a Montepino Logística, tornou-se, após quase duas décadas, um dos maiores proprietários de imóveis logísticos em Espanha, promovendo soluções nacionais e internacionais para os principais prestadores de serviços de logística que operam em Espanha, bem como para algumas das principais empresas do setor terciário e industrial. Em maio deste ano, o Bankinter Investment, juntamente com a Valfondo e outros investidores (banca privada e clientes institucionais do Bankinter), organizou a compra da plataforma logística da Montepino, a fim de reforçar e promover o plano de crescimento da Montepino Logística, tornando-se assim parceiros estratégicos.

A Valfondo Investment Management é a gestora dos ativos logísticos da Montepino. Com mais de 20 anos de história, o grupo Valfondo funcionou originalmente como promotor imobiliário até 2017, quando transformou o seu modelo de negócio numa gestora de ativos independente.