“Marketing para Consultores Imobiliários: Então, mas o Facebook não morreu?” – Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

É curioso perceber a quantidade de pessoas que tira ilações e reformula ações baseadas em informações fora de contexto. Aproveitando o tema do mês passado vamos continuar a falar de redes sociais, em particular do Facebook, e de como podem ser aliados a médio e a longo prazo. Relembro ainda que, antes de hipotecar todas as suas  fontes de Leads, as redes sociais são fundamentais numa estratégia sustentável de Aquisição de Leads mas não lhe vão garantir negócio rápido. Assim e se está a começar como Consultor Imobiliário, guarde este artigo como o do Instagram e releia-o daqui a uns meses.

De facto, já se anúncia o fim do Facebook há algum tempo, fruto da redução do número de utilizadores mundial, perdeu meio milhão de seguidores no último trimestre de 2021. Contudo, será que  é razão para o ignorar por completo? O Facebook, em Portugal, continua a ser, de longe, a rede social mais importante, com 93,4% de utilizadores segundo o último estudo da Marktest em 2021, versus os 76,6% da segunda rede Social. Não me parece que seja altura para o ignorar mas antes aproveitá-lo pois muitos continuam de facto a fazê-lo  .

Antes de avançarmos não se esqueça que nada funciona sem uma estratégia de conteúdo autêntica e diferenciadora. Até porque só desta forma vai conseguir fazer crescer organicamente as suas redes sociais. Não entrando no imediato e em detalhe sobre este tema do crescimento orgânico ,pense sempre no que gostaria de ver se estivesse no lugar do seu cliente. Já fez esse exercício? Deixo-lhe, então, algumas sugestões  para fazer crescer, no Facebook e em 2022, o seu negócio imobiliário:Utilize e “abuse” dos testemunhos. A prova social é poderosa. Se podemos ter os outros a recomendar-nos porque é que continuamos a fazer conteúdo a dizer que somos os melhores? De facto esta excessiva utilização do nº1, neste mercado, é tudo menos diferenciadora e, como tal, não serve. De acordo com um estudo realizado pela Brightlocal, 84% dos utilizadores de redes sociais confiam tanto num review de uma página como num amigo. Clientes felizes atraem clientes felizes, que de bom grado darão um testemunho,  e se for em vídeo melhor ainda, veja como já a seguir:

– Apresente os seus imóveis em Lives. Não só os utilizadores do Facebook favorecem este tipo de conteúdo, como a procura de casas é altamente visual, pelo que faz todo o sentido. Além do mais, saiba que há inúmeros estudos que demonstram que a utilização de vídeo mais do que duplica o número de leads.

– Mantenha-se em contacto com as suas conexões através de mensagens diretas e de email. De acordo com o report da NAR de 2021, 68% dos vendedores encontram os seus Consultores  através de referências, vizinhos ou utilizam o mesmo Consultor a que recorreram no passado. O Facebook é perfeito para se manter em contactos com os seus clientes. Responda a todas as mensagens (isto são leads quentes),  comentários ou mensagens directas. É uma óptima maneira de iniciar um diálogo. Outra possibilidade é utilizar o Facebook para que subscrevam a sua newsletter e assim  obter e-mails que pode utilizar posteriormente na sua estratégia de email marketing.

– Se quer ganhar escala deve investir em Facebook Ads.  São não só uma forma de ganhar visibilidade, visto que no início não terá tantos seguidores, como irão aumentar o seu alcance orgânico. O Facebook Ads é um mundo, que deve ser explorado com cautela e baseado num planeamento claro seguido de uma medição minuciosa. Contudo, as múltiplas possibilidades de segmentação, como o simples facto de poder utilizar interesses para atrair um determinado público-alvo; a taxa de conversão elevada comparada com outros meios digitais; a capacidade de interação com os posts (que é uma enorme vantagem face ao Google ads) são algumas das muitas vantagens e, por isso mesmo, não deverá desconsiderá-lo. O mais importante, de facto, é ter claro o que pretende e analisar se está a tirar o retorno esperado desta fonte. Mas sobre Retorno de marketing para Consultores Imobiliários abordarei num  futuro próximo.

Aposte no Facebook para aumentar o seu negócio, mas tenha em conta as recomendações acima. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado.