CBRE fecha 1º trimestre com avaliação de ativos alternativos no valor de 172 milhões de euros

A empresa reforçou ainda a equipa de avaliação de ativos agrícolas.

A consultora de prestação de serviços para o setor imobiliário, CBRE, registou no 1º trimestre de do ano, um valor de 172.507.000€ na avaliação de ativos alternativos. Esta é uma área onde a consultora aposta cada vez mais e cujo expertise reforçou com novas contratações.

Entre janeiro e março, a CBRE avaliou mais de uma dezena de ativos alternativos relevantes, nomeadamente duas unidades de saúde, duas residências sénior, três residências de estudantes e três escolas. A CBRE tem vindo a avaliar cada vez mais ativos alternativos, sendo esta uma classe que tem vindo a ganhar expressão no mercado imobiliário nacional.

Os ativos agrícolas são outro exemplo de ativos em que o Departamento de Avaliações da consultora se especializou recentemente, em que registou uma avaliação de mais de 30.000 hectares a nível Ibérico. De acordo com o comunicado, em Portugal, estes processos focaram-se, essencialmente, na região do Alqueva – que regista enorme interesse por parte de investidores locais e internacionais -, enquanto que em Espanha foram realizados, sobretudo, nas regiões de Andaluzia e Extremadura. Esta atividade crescente de avaliações de propriedades agrícolas decorre pelo facto de a consultora ter lançado, em 2020, a linha de negócio Agribusiness, que consiste na avaliação, transação e consultoria para este tipo de ativos.

De acordo com Frederico Borges de Castro, Senior Director de Avaliações da CBRE Portugal., “Terminamos o primeiro trimestre de 2022 com resultados que nos orgulham e cumprimos objetivos relevantes para a empresa, neste caso, na área das avaliações. Além de nos destacarmos na avaliação de ativos alternativos, área em que reunimos o maior expertise do mercado, evidenciamo-nos na área agrícola, com a equipa portuguesa a avaliar não só em Portugal, como em Espanha. Grande parte dos bons resultados obtidos ocorrem pela consolidação do nosso Departamento de Avaliações, com a contratação de elementos chave, para uma resposta mais rápida e uma maior oferta para o cliente”.

O Departamento de Avaliações, de forma a alcançar estes resultados, reforçou a equipa com a contratação de quatro novos elementos. Inês Marques Lopes, Luís Madalena e Mariana Santos e David Coelho.