Preços do arrendamento de habitação caem 8,8% em Lisboa no ano passado

De acordo com os dados da plataforma de big data imobiliária Brainsre, o preço médio do arrendamento de habitação em Lisboa foi de 14,4 euros por metro quadrado por mês.

De acordo com os dados da plataforma de big data imobiliária Brainsre, o preço médio do arrendamento de habitação em Lisboa foi de 14,4 euros por metro quadrado por mês, e o valor médio foi de 1.368 euros por mês. Dados que se encontram acima da média nacional, sendo que o preço médio de arrendamento da habitação em Portugal era de 10,9 euros por metro quadrado e o valor médio ascendia a 1.153 euros por mês.

No entanto, a partir dos dados de arrendamento disponibilizados para Lisboa, podemos observar o impacto da pandemia Covid-19 neste concelho, uma vez que os preços baixaram 1,3 numa base trimestral e com uma queda homóloga de 8,8%.

Das 24 freguesias que compõem Lisboa, a freguesia de Santo António registou o preço médio mais elevado da cidade no último trimestre de 2020, com 17,7 euros mensais por metro quadrado, o que é quase o dobro da média nacional.

Seguem-se as freguesias de Santa Maria Maior e Misericórdia onde o valor médio se situou nos 16,4 e 16,3 euros por metro quadrado e por mês, respetivamente.

Ao contrário, a freguesia com o preço médio mais baixo no quarto trimestre do ano e o único abaixo da média nacional, foi Santa Clara com 9,6 euros mensais por metro quadrado.

No que se refere ao valor médio do arrendamento de uma casa, a freguesia mais cara foi mais uma vez Santo António, onde a renda média no último trimestre foi de 1.810 euros mensais; seguido das Avenidas Novas, onde a média atingiu os 1.784 euros mensais, e Belém com 1.594 euros mensais.

Do lado oposto, a freguesia do Beato posicionou-se como a freguesia com renda mais acessível, sendo a renda média inferior a 1.000 euros, nomeadamente 896 euros mensais. Segue-se a Penha de França, com uma média de 948 euros mensais e Benfica com 961 euros mensais, de acordo com dados da Brains RE.

Preços aumentam na freguesia dos Olivais

No último ano, 23 das 24 freguesias de Lisboa apresentaram uma queda nos seus preços. Apenas os Olivais apresentam um crescimento positivo com 4,11%.

Santa Clara encabeça a lista das freguesias que mais sofreram queda nos preços de arrendamento, com 19,93%. Segue-se Santa Maria Maior com queda de preços de 16,24% e Misericórdia com 15,9%.