Vai nascer uma Residência para Cientistas em Oeiras

A Casa da Quinta dos Sete Castelos, em Santo Amaro de Oeiras, será transformada numa residência para cientistas.

Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vai presidir à cerimónia de lançamento da primeira pedra para a recuperação da Casa da Quinta dos Sete Castelos, em Santo Amaro de Oeiras, que será transformada numa Residência para Cientistas, de acordo com notícia avançada pela plataforma Oeiras Digital.

O investimento municipal é de 3.100.000,00 € e a obra terá a duração de um ano. Em causa está a recuperação daquele significativo património arquitetónico, dotando-o de condições atuais de conforto para se tornar numa residência para cientistas, respeitando as suas características originais.

Os cientistas doutorados e pós-doutorados, que estejam a trabalhar em Institutos de Investigação no concelho de Oeiras, irão contar com o total de 11 quartos, distribuídos por três pisos.

De acordo com o município de Oeiras, a realização desta empreitada insere-se no âmbito da política municipal de recuperação do património histórico e cultural do concelho. Após a requalificação dos jardins desta Quinta centenária, já reabertos ao público, é agora a vez de serem recuperadas a Casa e a Capela, um conjunto edificado e significativo, com identidade própria e detentor de uma memória local.

Quanto ao edifício, serão conservados os elementos mais significativos do imóvel, nomeadamente fachadas, estruturas e guardas em ferro, painéis de azulejos, bem como, outros elementos decorativos e estruturais notáveis como a claraboia. Lê-se no site da autarquia que “O objeto impulsor consiste em devolver à comunidade as edificações e suas dependências, sob o ponto de vista histórico e formal. Pretende-se estabelecer um compromisso, de integração das formas herdadas da história com os usos e modos de vida contemporâneos, permitindo assim criar condições de habitabilidade, de modo a tornar estas edificações viáveis face aos atuais níveis de conforto exigidos, mantendo-se a geometria e a morfologia.”