Repsol investe 657 milhões de euros no Complexo Industrial de Sines

A Repsol assinou um contrato de investimento de 657 milhões de euros com o Governo português, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e com a presença do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital Pedro Siza Vieira.

O Presidente da Repsol, Antonio Brufau, no seu discurso, referiu que “a indústria e a tecnologia são dois avanços essenciais para a competitividade da economia de um país.” Destacou, ainda, que “a iniciativa privada e as políticas públicas devem trabalhar em conjunto, da melhor forma possível, para uma transição energética compatível com a competitividade económica e a redução de emissões”.

O Governo considerou o projeto da Repsol para o Complexo Industrial de Sines como sendo de potencial interesse nacional (PIN) e contratou incentivos fiscais ao investimento no valor de até 63 milhões de euros.

Com base neste contrato, a multinergética vai investir 657 milhões de euros para ampliar o seu Complexo Industrial de Sines, alinhando com os objetivos do Acordo de Paris e com a transição energética.

Em comunicado no seu site, a Repsol avança que o investimento industrial, que “é o maior dos últimos dez anos em Portugal e permitirá melhorar a balança comercial do país”, contempla a construção de duas fábricas de polímeros, cada uma com uma capacidade de 300.000 toneladas por ano, com produtos 100% recicláveis.

As tecnologias de ambas as fábricas, que têm conclusão prevista para 2025, garantem a máxima eficiência energética, são líderes de mercado e as primeiras do seu género a serem instaladas na Península Ibérica. Contribuirão, ainda, para a integração e diversificação da área industrial da Repsol e a sua liderança na Europa.