Montante investido nos fundos de investimento imobiliário diminuiu 1,4% em maio

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário diminuiu 8.147,2 milhões de euros.

Segundo o resultado dos indicadores mensais dos fundos de investimento imobiliário, apresentados na passada semana pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), em maio de 2022, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.804 milhões de euros, menos 110,2 milhões (1%) do que em abril.

No que diz respeito ao montante investido nos fundos de investimento imobiliário, o mesmo diminuiu 1,4% para 8.147,2 milhões de euros. Nos fundos especiais de investimento imobiliário, o valor aumentou 0,2% para 2.344,5 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,1% para 312,3 milhões de euros.

Os países da União Europeia foram, no período em análise, o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 48,7% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. A CMVM avança que também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (48,1%).

As quotas de mercado mais elevadas eram detidas pela Square AM (12,1%), a Interfundos (10,7%), e a Caixa Gestão de Ativos (8,4%).

A CMVM dá ainda conta queem maio foi liquidado o fundo de investimento imobiliário “Organismo de Investimento Imobilário Fechado Imomarinas” gerido pela Imofundos.