A antiga sede da Sociedade de Conservas Joana d’Arc vai ser convertida num espaço de escritórios

Spaces é a marca de flexible workspace do Grupo IWG.

A consultora CBRE Portugal foi responsável pela colocação em Matosinhos, da primeira unidade Spaces, a marca de flexible workspace do Grupo IWG que oferece ambientes de trabalho criativos, com espírito empreendedor e um conceito de comunidade único.

O edifício Joana d’Arc, antiga sede da Sociedade de Conservas Joana d’Arc, em Matosinhos Sul, será convertido num espaço de escritórios e estacionamento, com uma área bruta de construção de 8.500 m2. Numa demonstração de responsabilidade urbanística, a fachada do Joana d’Arc foi integralmente mantida e recuperada, e vai contrastar com um interior moderno e atrativo. A Spaces vai ocupar a totalidade do edifício.

O conceito do Spaces centra-se na disponibilização de espaços de trabalho flexíveis, em localizações prime, onde cada empresa pode configurar o escritório à medida das suas necessidades. Os centros Spaces estão em funcionamento 24 horas por dia, durante todo o ano, e oferecem, para além de escritórios privativos, zonas de cowork e colaborativas, salas de reuniões e escritórios virtuais.

Propriedade da Geo Investimentos, representada pela CBRE na transação, o imóvel oferece uma localização de excelência, onde o Spaces ganhará muita visibilidade. A meio caminho entre a praia e o parque da cidade, numa zona repleta de ameneties que incluem todo o tipo de comércio e serviços, o Joana d’Arc está também próximo do metro e dos principais acessos rodoviários da cidade, o que completa o leque de características que fazem deste edifício uma excelente opção de localização para qualquer empresa que procure a região do Porto para se instalar.

Segundo André Almada, Senior Director Offices Advisory & Transaction da CBRE, “O mercado de flexs tem registado um forte crescimento e está a tornar-se uma opção para determinado tipo de projetos e empresas, que procuram flexibilidade contratual e espaços de ultima geração em termos tecnológicos e de conceito, sem investimento. Assim, conseguimos oferecer à Spaces o seu primeiro espaço a Norte do País, com uma excelente localização na região do Porto. Esta é uma zona que, pelo estilo de vida que oferece, se tem tornado um polo de captação de conceitos inovadores e diferenciados”.

De acordo com o comunicado enviado ao Brainsre News Potugal, este é a quinta unidade do Grupo IWG na zona Norte, onde opera centros Regus há mais de uma década, e a primeira sob a marca Spaces. A marca nasceu em Amesterdão e reflete o espírito livre e descontraído da cidade, tendo chegado a Portugal em 2020, com a abertura da sua primeira unidade em Lisboa.

Jorge Valdeira, Country Manager da IWG Portugal refere que “Há várias décadas que estamos na vanguarda das novas formas de trabalhar, desenvolvendo uma rede global de flexible workspaces que possibilita às empresas e profissionais optar por soluções de trabalho híbridas. A crescente procura destes espaços exige que continuemos a ampliar a nossa rede e por isso trazemos para Matosinhos o nosso conceito mais contemporâneo. Spaces, mais que um espaço de trabalho flexível e com um design fantástico, é também uma comunidade de empreendedores de enorme diversidade, um conceito novo mas que encaixa na perfeição no espírito de uma região cujo tecido económico respira empreendedorismo”.

De acordo com Carlos Góis, Administrador da Geo Investimentos, “A Geo Investimentos foi fundada em 2002 para gerir o património imobiliário do grupo e desde então adquiriu vasta experiência em promoção imobiliária, gestão de projetos e gestão de ativos para aluguer. Nasceu como uma extensão de um grupo experiente que engloba a Modular System, pioneira e especialista em arquitetura modular e a Luz e Som, líder portuguesa em soluções audiovisuais e de domótica. No nosso portfólio, contamos com diversos projetos residenciais e hoteleiros, bem como um vasto currículo de conceptualização e construção de espaços de trabalho de grande dimensão para empresas multinacionais. Desde que iniciámos, há cerca de 4 anos, o departamento “Design & Build” para a área de escritórios, desenvolvemos e construímos mais de 40.000 m2 de escritórios para cerca de 22 clientes multinacionais captando mais de 3000 postos de trabalho especializados para Matosinhos Sul e para o Porto. Acreditamos que o Spaces Joana D’Arc reúne todas as condições para ser um grande sucesso, pelas características únicas deste edifico, a sua localização e a associação á excelência da marca Spaces”.