Grupo Garland abre quarto centro logístico em Gaia

Este é o terceiro centro logístico da Garland Logistics a abrir no espaço de um ano em Gaia.

O Grupo Garland vai abrir um novo centro logístico em Gaia, totalizando 4 no concelho, com 10,500 m2. No espaço de um ano, este é já o terceiro ativo dedicado a esta área que a Garland Logistics abre.

O Grupo Garland vai abrir mais um centro logístico em Gaia, com 10.500 m2, 27 cais desnivelados e capacidade para movimentar 15.000 paletes, sendo este o quarto centro logístico que a Garland Logistics – empresa do Grupo dedicada a esta área, abre no concelho e o terceiro a abrir no espaço de um ano.

Atualmente, a empresa dispõe de seis centros no Norte (com uma área total de 110.000 m2, distribuídos por Gaia e Maia), dois no Centro (35.500 m2, em Aveiro) e dois no Sul do país (22.000 m2, distribuídos por instalações em Cascais e Alcochete).

Dedicado ao setor do retalho, a taxa ocupacional do novo centro é já de 60%, e, como as restantes instalações da Garland, o armazém, instalado na zona empresarial Aguda Parque, beneficia das melhores infraestruturas de segurança para as cargas, como CCTV, deteção e extinção de incêndios, deteção de intrusão, cais desnivelados com plataformas hidráulicas, entre outras.

Apesar de ser a área de negócio mais recente do Grupo, criada em 1994, a Garland Logistics tem registado crescimentos anuais significativos, sendo que, no ano passado, a empresa faturou 21,4 milhões de euros, mais 54% que no ano anterior.

Depois de 2012, ano em que o Grupo Garland começou a expandir a sua atividade logística, a empresa tem vindo a registar um crescimento anual médio na ordem dos dois dígitos. Desde 2019, a Garland Logistics observou um aumento médio anual de 21%, passando de uma faturação de 12 milhões de euros em 2019 para 21,4 milhões de euros no ano passado.

Segundo Ricardo Sousa Costa, membro do conselho de administração do Grupo e CEO da Garland Logistics, “este centro logístico vem reforçar a presença da Garland numa área logística estratégica do Grande Porto, no concelho de Gaia, onde a procura pelos nossos serviços tem sido contínua e onde já detemos cerca de 100.000

m2. A localização privilegiada junto a vias rodoviárias estruturantes do país e a relativa proximidade do porto marítimo e do aeroporto, para além da sua superior qualidade como infraestrutura logística, fazem com que este centro logístico seja mais uma unidade relevante para a oferta de serviços da Garland Logistics”.

O responsável acrescenta ainda, “Na sequência deste crescimento no volume de negócios e na área logística do Grupo, que cobre todo o país continental, os nossos objetivos para este ano são consolidar a atividade atual e preparar sustentadamente um novo crescimento para 2024. Os resultados registados até ao presente mês dão-nos indicações de que esse objetivo primordial da empresa está bem encaminhado para ser atingido”.