Fundo Logístico da Aquila Capital para o Sul da Europa com ativos em Portugal e Itália expande-se para Espanha

O ACSEL – Fundo Logístico da Aquila Capital para o Sul da Europa totaliza três ativos imobiliários na área da logística.

Complexo logístico Rainha Green Logistics Park

O Fundo Logístico da Aquila Capital para o Sul da Europa – ACSEL – alcançou já um total de três ativos imobiliários na área da logística, sendo que a carteira de investimento inicial do fundo inclui, entre os ativos de logística com eficiência energética, dois investimentos em Portugal e ainda outros dois ativos em Espanha, ao abrigo de acordos de exclusividade.

Em território nacional, os dois ativos que integram o fundo estão localizados na Azambuja, o Rainha Green Logistics Park, com uma área locável líquida de 111.620 m2, e em Torres Vedras, o Magalhães, com uma área locável líquida de 13.518 m2. Do portefólio inicial consta ainda um ativo em Itália, na região de Tortona, com uma área líquida locável de 51.600 m2.

Com estas três aquisições, já foi investido aproximadamente um terço do capital assegurado, que totaliza 360 milhões de euros, desde o lançamento do fundo no quarto trimestre de 2021. Dado o pipeline substancial de potenciais investimentos, que engloba tanto os projetos de desenvolvimento da Aquila Capital como de projetos de terceiros, a gestão do fundo está a considerar novas aquisições, e espera utilizar a maior parte do capital comprometido do fundo ainda este ano. O volume de investimento previsto pelo fundo (GAV) é de 1,5 mil milhões de euros, com um rácio de endividamento máximo (LTV) de 50%.

Este fundo de investimento aberto – SICAV-RAIF, tem como objetivo gerar rendimentos estáveis a partir de um portefólio diversificado de ativos logísticos acabados de construir, sustentáveis e compatíveis com os critérios ESG, em países do sul da Europa, tal como Portugal, Espanha e Itália. A Aquila Capital investe em propriedades situadas em localizações estratégicas e que operam sob altos padrões ambientais e de eficiência energética, capazes de gerar rendas relevantes.

Já os critérios de seleção incluem a proximidade a polos rodoviários, de forma a minimizar as emissões de carbono relacionadas com deslocações, o cumprimento de normas de construção sustentável, como a certificação BREEAM e LEED, e a instalação de painéis solares fotovoltaicos no telhado, que contribui diretamente para a transição energética global.

Os três ativos têm uma base diversificada de inquilinos, um prazo médio ponderado de arrendamento (WAULT) de 18 anos e encontram-se totalmente arrendados. O ACSEL já obteve um empréstimo de longo prazo, em condições favoráveis, para financiar os seus dois ativos em Portugal, o que, como resultado, fixou a alavancagem global do portfólio em 30%, significativamente abaixo do objetivo de 45% de alavancagem do fundo.

De acordo com Till Schulz-Eickhorst, Managing Director & Head Fund Management Sustainable Infrastructure na Aquila Capital, afirma: “Espanha, Itália e Portugal oferecem um potencial de recuperação no setor da logística imobiliária que é substancial em comparação com a Europa Ocidental. Estes países apresentam taxas de crescimento significativamente acima da média no comércio online, o que se traduz numa procura imediata de espaço que pode ser utilizado para a logística imobiliária. A nossa forte presença nos três mercados significa que dispomos de competências locais sólidas e que podemos aceder a redes locais. Por sua vez, isto permite-nos identificar novos projetos e desenvolver oportunidades de investimento com elevado potencial de retorno”.

Segundo Lars Meisinger, Head of Client Advisory International da Aquila Capital reforça: “Impulsionados pelas considerações ao nível das cadeias de abastecimento e das iniciativas de re-shoring, os novos desenvolvimentos na área das propriedades logísticas tornaram-se vitais para reforçar a resiliência económica. Estas condições fundamentais já conduziram a um enorme aumento do interesse dos investidores. Com o nosso Fundo de Logística para o Sul da Europa, oferecemos aos clientes uma solução diferenciada para investimentos em infraestruturas sustentáveis, apoiados pela nossa forte presença local em alguns dos mercados de mais rápido crescimento na Europa”.