Convento de Vila Viçosa vai ser convertido em hotel de luxo

O Anantara Royal Vila Viçosa Resort conta com 50 quartos, 10 suites e 16 vilas.

A marca da tailandesa Minor, que detém vários hotéis Tivoli em Portugal, aposta agora numa nova unidade hoteleira localizada em Vila Viçosa, no distrito de Évora. Após ter entrado no país há cinco anos com o Anantara Vilamoura Algarve Resort, avança com um novo hotel de luxo, adianta em publicação o Jornal de Negócios.

O projeto que prevê um investimento de 21 milhões de euros para reconverter o edifício num hotel de cinco estrelas, foi elaborado em conjunto com a portuguesa Investaureum.

O hotel disponibilizará 50 quartos, 10 suites e 16 vilas, duas piscinas (exterior e interior), um spa, um ginásio e três salas de conferência. A nova unidade hoteleira deverá abrir portas ao público em 2024.

Em causa está a conversão do Convento de Nossa Senhora do Amparo, que pertencia à Ordem de São Paulo, num hotel de luxo, o Anantara Royal Vila Viçosa Resort. Construído em 1590, o imóvel já foi um teatro, quartel e albergou serviços municipais, antes de passar a ser uma fábrica de refinação de azeite.

O edifício foi vendido, em 1921, à SOFAL (Sociedade Fabril Alentejana), a empresa instalou no local uma refinaria de azeite e uma moagem de farinha, passando o edifício a ser conhecido como Fábrica de São Paulo. Mais tarde, na década de 70, a fábrica acabou por encerrar, encontrando-se o ativo atualmente devoluto e bastante degradado.