Gaia aprova investimento de 40 milhões para construção e reabilitação de habitações

Com o investimento será possível apoiar 2.109 agregados, correspondentes a 5.470 pessoas.

Foi aprovada na segunda-feira, em reunião do executivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a segunda fase do concurso público para a construção e reabilitação de habitações no concelho, avança a autarquia em publicação no site do município.

Destinado a arrendamento acessível e apoiado pela autarquia, este investimento de 40 milhões de euros é integrado na Estratégia Local de Habitação (ELH). O programa é 100% financiado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR).

Este programa resulta da aprovação e apresentação ao IHRU, há cerca de um ano e meio, da sua ELH, na qual estão sinalizadas as situações de carência habitacional existentes no seu território e definidas as soluções habitacionais nas quais se devem enquadrar todos os pedidos de apoio ao abrigo do 1.º Direito.

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, “o relatório preliminar diz que, na primeira fase do concurso (lançado em março desde ano), conseguimos comprar habitações no valor de 30 milhões de euros, por isso sobraram 40 milhões”, lê-se na publicação.

O programa prevê um investimento total de 143 milhões de euros em Vila Nova de Gaia e visa reforçar a rede de habitação permitindo, ao mesmo tempo, requalificar edifícios já existentes.

Desta forma, será possível apoiar 2.109 agregados, correspondentes a 5.470 pessoas, avança a publicação. Recorde-se que em março, a autarquia lançou um primeiro concurso para a construção e reabilitação de 554 habitações no concelho, sendo que destas, 280 eram novas e 274 requalificadas.

A autarquia está a trabalhar no sentido de promover soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, em parceria com diferentes entidades.

A Câmara municipal de Vila Nova de Gaia vai promover, diretamente ou através das juntas de freguesias, soluções habitacionais que passam pela reabilitação de frações ou prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação.