Concursos de obras públicas registam queda de 15% até final de agosto

Os contratos celebrados de empreitadas de obras públicas aumentaram 3,3%.

De acordo com a análise da AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), em agosto, o mercado de obras públicas manteve evolução inalterada, com concursos promovidos em queda e contratos celebrados a aumentar, em termos homólogos.

Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, até ao final do mês de agosto, totalizaram 2.916 milhões de euros, menos 15% que o verificado em igual período de 2020, mantendo-se um registo negativo em termos homólogos acumulados que se prolonga há seis meses consecutivos, ou seja, desde fevereiro passado.

No que respeita aos contratos celebrados, nos primeiros oito meses do ano, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos públicos, representaram 1.993 milhões de euros, mais 41% que o observado no mesmo período de 2020.

Quanto aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, a AICCOPN observa que os mesmos atingiram 400 milhões de euros, valor a que corresponde uma variação de 19% em termos homólogos.

O total de contratos de empreitadas celebrados até final de agosto, no seu conjunto, situou-se nos 2.617 milhões de euros, o que representa um aumento de 33%.