Concursos de obras públicas promovidos caem 21% até maio

O montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos nos primeiros cinco meses de 2022 foi de 1.341 milhões de euros.

Segundo o Barómetro das obras públicas, divulgado pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), em maio o mercado de obras públicas mantém queda nos volumes de concursos promovidos e contratos celebrados.

No que diz respeito ao montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos nos primeiros cinco meses de 2022, o mesmo foi de 1.341 milhões de euros, o que corresponde a variação de menos 21% face a igual período do ano passado, num contexto em que, recorda-se, o Orçamento do Estado para 2022 ainda não entrou em vigor.

No que concerne aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, até final de maio, o volume total de foi de apenas 756 milhões de euros, ao qual corresponde um decréscimo de 58% relativamente ao registado no período homólogo de 2021.

O período em análise é o sexto mês consecutivo em que se verifica uma variação homóloga acumulada negativa no que diz respeito aos contratos celebrados. A AICCOPN indica que relativamente aos contratos de empreitadas de obras celebrados no âmbito de concursos públicos, os mesmos situaram-se, até maio, nos 549 milhões de euros, ou seja, registando menos 60% em termos homólogos.

Quanto aos contratos celebrados nas modalidades de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, os mesmos representaram 159 milhões de euros, apurando uma descida de 38% em termos homólogos acumulados.