Concursos de obras públicas promovidos até o final de abril aumentam 44%

Os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos situaram-se nos 625 milhões de euros.

De acordo com o Barómetro das obras públicas, divulgado hoje pela AICCOPN (Associação Dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), o mercado de obras públicas mantém uma evolução favorável, nos primeiros quatro meses de 2023.

Até ao final do mês em análise, o montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos situou-se nos 1.715 milhões de euros, valor que representa uma subida expressiva de 44%, face aos 1,194 milhões de euros apurados no período homólogo.

No período em análise, o volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e objeto de reporte no Portal Base, totalizaram 625 milhões de euros, o que se traduz num acréscimo de 50%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

No seu conjunto, o total de contratos celebrados nos primeiros quatro meses do ano situou-se nos 886 milhões de euros, mais 55% que o valor registado no ano anterior.

No que concerne, aos contratos celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, os mesmos totalizaram 190 milhões de euros nesse período, o que representa um crescimento de 52% que o montante apurado em igual período do ano passado.