“Que não haja mudança de casa sem a Qlip” – Jaime García, CEO & Co-Founder at Qlip

Jaime García, CEO & Co-Founder at Qlip

Em 2019, com o início da pandemia à porta, os irmãos Jaime e Pablo García fundaram a Qlip, uma plataforma com um software que permite agilizar os processos de contratação de todos os serviços: desde água, eletricidade, gás e até alarmes e limpeza. Exatamente no momento em que muitos negócios fechavam portas, por imposição das restrições, Jaime e Pablo viram na Qlip uma enorme oportunidade com uma empresa que chegou ao mercado para facilitar as difíceis tarefas e burocracias que surgem no momento das mudanças de residência.

Em entrevista ao Brainsre News Portugal, Jaime García, explica qual a visão desta start-up e fala um pouco sobre o plano de expansão da Qlip, que naturalmente passa também pelo mercado português.

Em que consiste o conceito da empresa Qlip? Em que é que a marca se diferencia em relação a outro tipo de serviços?

A Qlip é uma plataforma que permite contratar e gerir de forma rápida e fácil todos os serviços necessários para entrar numa nova habitação. Os serviços habituais, tais como eletricidade, gás, água, internet, alarmes e seguros.

A nossa visão é bem clara: tornar fácil o que é muitas vezes difícil e burocrático. Fazemo-lo de mãos dadas com as agências, promotores e gestores imobiliários, que acompanham os seus clientes na mudança de habitações com o nosso serviço, um software ou plataforma digital que lhes permite ter todos os serviços numa casa em menos de 5 minutos.

Num momento tão sensível e importante como uma mudança, simplificamos um processo que dura horas para minutos e conseguimos melhorar a experiência e o valor percebido pelo cliente da mão da sua agência imobiliária.

Com a Qlip, os players do mercado não só oferecem uma melhor experiência aos seus clientes, como também conseguem simplificar e agilizar os seus processos e obter o controlo total das suas operações pós-venda.

Nos dias de hoje podemos afirmar que estamos no topo da era digital com tecnologia de ponta.  Numa época em que cada vez mais o cliente procura a melhor tecnologia para o ajudar, como é que a Qlip acompanha essa evolução e consegue acrescentar valor?

Os departamentos de produto/serviço e de tecnologia, liderados por Belén Pons (CPO) e Pablo García (CTO), respetivamente, estão constantemente a trabalhar para fornecer novas funcionalidades ao nosso produto digital. O nosso objetivo é melhorar a experiência dos imóveis e do cliente final. Os departamentos de produto e tecnologia não trabalham sozinhos, na Qlip desenvolvemos uma metodologia através da qual todos os departamentos (Vendas, Serviço ao Cliente, Back Office…) ajudam a definir os problemas e necessidades reais dos nossos clientes e desenham em conjunto soluções para os mesmos.

Estamos empenhados em desenvolver tecnologia que traga valor ao sector imobiliário, para que os colaboradores tenham mais tempo para o que é realmente importante: fazer crescer o seu negócio e cuidar dos seus clientes.

O vosso talento, experiência académica e profissional são uma mais valia para a empresa. Como conseguem ter uma equipa com este nível de empenho e profissionalismo?

Atrair talentos não é fácil, mas acreditamos que a chave reside na capacidade de explicar bem o projeto. É importante realçar o impacto real que estamos a causar e transmitir a paixão que todos temos. Os valores e a adequação cultural também são fundamentais para esta correspondência. As nossas equipas estão totalmente alinhadas em relação aos objetivos e permitimos que os alcancem com apoio e o máximo de liberdade de execução possível. Isto gera uma dinâmica muito interessante e faz-nos sentir que o projeto é nosso.

Na Qlip também procuramos perfis inconformistas, com vontade de enfrentar um grande desafio profissional, com ambição e que queiram fazer parte de uma mudança importante. Por outro lado, realizamos continuamente avaliações e trabalhamos na formação das equipas, para que possam seguir o seu plano de carreira e crescer. Isto tem-nos dado grandes resultados; parte da equipa de gestão da Qlip começou como júnior há 3 anos.

O plano de expansão da Qlip passa pelo crescimento da empresa no mercado europeu?

A nossa ambição é muito objetiva, na Qlip pretendemos ser o produto de referência para a entrega ao domicílio no mercado europeu. Tal como a Glovo ou a Cabify revolucionaram processos e serviços que eram completamente impensáveis através da digitalização, na Qlip estamos a trabalhar para que a contratação de serviços ao domicílio deixe de ser uma dor de cabeça e passe a ser um processo simples.  Que não haja mudança de casa sem a Qlip, é um dos principais objetivos.

Estamos agora a entrar em Portugal, primeiro país após Espanha, e a receção do mercado não poderia ser melhor. Viemos preencher um vazio existente no mercado português, acrescentando valor significativo a um processo de venda e de mudança de uma habitação, na contratação e gestão dos serviços.

Numa época em que os ponteiros do relógio avançam numa velocidade desmedida, a Qlip pretende colmatar todos os momentos de stress na hora da mudança?

Queremos oferecer ao cliente uma forma mais simples e mais rápida de tratar de toda a papelada aquando da mudança para a sua nova morada. No entanto, e não menos importante, queremos fazê-lo com o nosso estilo, cuidando dos nossos clientes e tornando todo o processo divertido.

Estar com a Qlip será sinal, seguramente, de estar associado a uma empresa de vanguarda no sector e com o foque no futuro.