42 novos hotéis estão a ser construídos em Portugal

Apesar da pandemia, 42 novos hotéis com 7.079 quartos estão a ser construídos em Portugal neste momento.

A análise foi divulgada através da base de dados de construção da “TopHotelProjects”, que mostra o estado do desenvolvimento hoteleiro em Portugal.

Segundo a plataforma, em 2021 serão inaugurados 16 novos hotéis, acrescentando 2.120 quartos à oferta nacional, dos quais cinco já se encontram em fase de pré-inauguração. Em 2022, são esperados mais 11 hotéis com 1.980 quartos, em 2023 espera-se a conclusão de mais 7 projetos e estão ainda programados mais 8 projetos para 2024.

Destes 42 novos hotéis em Portugal, pouco menos de 75% serão na categoria de quatro estrelas, os restantes farão parte do segmento de luxo de cinco estrelas. O estudo indica que Lisboa se revela particularmente ativa neste pipeline.

A capital portuguesa vai receber 14 novos hotéis com 2.490 quartos nos próximos anos, tornando-se assim a cidade que mais cresce no país, no segmento hoteleiro. Quanto à cidade do Porto, verá entrar em funcionamento oito novas unidades com 1.801 quartos. Cascais, um dos destinos turísticos do país conta com dois projetos em curso, com um total de 173 quartos.

Entre as marcas de hotéis em expansão no país, a “TopHotelProjects”, indica a Meliá Hotels & Resorts como líder na lista das marcas mais ativas em Portugal, com quatro hotéis e 782 quartos. Segue-se a Turim Hotels que aumentará a sua presença no país em três unidades hoteleiras, com 339 quartos, já o Radisson Red está com dois projetos, num total de 568 quartos.

O banco de dados de construção da plataforma destaca também a inauguração dos hotéis com mais interesse no país. Situado no coração histórico de Cascais vai surgir o Legacy Hotel Cascais, Curio Collection by Hilton, com 58 quartos e com inauguração prevista para o terceiro trimestre de 2023. Destaque também para o Hilton Porto Gaia, com 194 quartos que deverá ser lançado no terceiro trimestre deste ano e que conta com uma vista panorâmica para o centro histórico do Porto e para o rio Douro. Também com inauguração prevista para o terceiro trimestre de 2021 está o Sé Catedral Hotel Porto, Tapeçaria Collection by Hilton, situado num dos melhores bairros da cidade invicta e que disponibilizará 77 quartos