O projeto Tellus – Rethinking Tourism, nascido em maio de 2019, foi um dos oito projetos vencedores do concurso da economia circular do Programa Ambiente dos EEA Grants, anunciados a 28 de abril de 2020.
O empreendimento que tem como objetivo criar um eco-luxury hotel, servirá como uma instalação-piloto de turismo sustentável em Portugal, implementado os princípios da economia circular. O projeto é da empresa Tellus Origo, Serviços & Consultoria, Lda. (Portugal), em parceria com a empresa Reframe Arkitektur (Noruega).
Laura Moreira, Co-founder & Manager do projeto, explica que o projeto pretende “ser uma referência na área do desenvolvimento do turismo sustentável, disseminar conhecimento e potenciar o seguimento de políticas de sustentabilidade definidas a nível mundial, bem como criar um modelo para o crescimento de novas instalações similares”.
Foi incorporado um plano de formação anual com o objetivo de proporcionar a outros hoteleiros ou gestores de negócio as ferramentas e conhecimento necessários para uma transição para um modelo circular de economia, que podem também facilmente ser adotadas pelo público em geral.
O novo empreendimento, projeto Tellus – Rethinking Tourism, será construído em S. Francisco da Serra, concelho de Santiago do Cacém, e terá por base o conceito de economia circular em full cycle – aplicada ao design e à construção, aos materiais selecionados, e também à guest-experience na perspetiva de utilização pelos hóspedes.