VIC Properties coloca à venda os ativos Matinha e Pinheirinho hipotecados ao NovoBanco

Ativos imobiliários Matinha e Pinheirinho hipotecados ao NovoBanco voltam ao mercado.

A VIC Properties contratou a Alantra para assessorar a venda de três projetos. Em causa estão ativos comprados ao NovoBanco, o empreendimento da Matinha em 2019, e a Herdade do Pinheirinho em 2020, e também o projeto Prata Riverside Village, desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, situado na parte oriental de Lisboa e que se encontra quase contruído, avança em publicação o Jornal Económico.

De acordo com o teaser enviado a potenciais investidores, as propriedades têm “um Valor de Desenvolvimento Bruto previsto de cerca de três mil milhões de euros e mais de 500 mil m2 de Construção de Área, principalmente para uso residencial”.

No ano de 2020, o NovoBanco financiou a VIC Properties em 80 milhões de euros para a aquisição da Herdade do Pinheirinho pelo valor de 60 milhões de euros, sendo este um ativo coberto pelo Fundo de Resolução. Para efetivar esse financiamento, a instituição financeira exigiu como colateral ficar com a hipoteca dos dois ativos imobiliários – a Matinha e o Pinheirinho. O facto de estarem à venda indica que parte do encaixe será para pagar a dívida ao banco liderado por António Ramalho.

O empreendimento Prata Riverside Village é um projeto imobiliário que integra 12 parcelas de terreno a serem totalmente desenvolvidos até ao ano de 2025, contando com cerca de 800 unidades residenciais. O projeto encontra-se em construção e com um financiamento de 200 milhões de euros (em local para apoiar o desenvolvimento).

De acordo com o teaser, revelado pelo Jornal Económico, o empreendimento da Matinha que se situa entre Braço de Prata e o Parque das Nações “é atualmente o maior empreendimento residencial em Portugal”. O projeto contempla cerca de 1.500 unidades residenciais e áreas comerciais e conta com um total de área bruta de construção de 250 mil metros quadrados na parte oriental de Lisboa.

A Herdade do Pinheirinho, na Comporta, é constituída por 200 mil m2 de área bruta, frente-praia para construção. O projeto antevê cerca de 800 unidades residenciais e turísticas, 2 hotéis com aproximadamente 230 quartos e um campo de golfe composto por 18 buracos.

A operação engloba os três ativos que são propriedade da VIC Properties, com a possibilidade de o investidor os adquirir de forma individual. Cada um dos ativos é propriedade de veículos (SPV) autónomos e a estrutura de transação priorizada pela VIC passa pela venda de ações de cada SPV.

O processo está estruturado em duas fases divididas com uma fase inicial para os candidatos analisarem a oportunidade e apresentarem as suas ofertas não vinculativas na semana de 21 de novembro de 2022.

O sucesso desta venda não dita a saída da VIC Properties do mercado português, uma vez que a mesma está disposta a permanecer como parceiro e stakeholder, podendo fazer a eventual gestão destes e de outros futuros projetos.