TUU vai reconverter antigo estabelecimento prisional de Santarém para residência de estudantes

O antigo estabelecimento prisional é um Monumento Nacional, no centro da cidade de Santarém.

Quase a fechar o ano, foi assinado no dia 29 de dezembro de 2022 o Contrato do Projeto de Reabilitação e Reconversão do antigo estabelecimento prisional de Santarém para uma residência de estudantes, permitindo que a TUU – Building Design Management fechar o ano com o kick-off para o primeiro grande desafio de Arquitetura em 2023.

O RESA – Residências Estamo de Santarém, é um empreendimento no qual a TUU desempenha um papel fundamental com o projeto de Arquitetura, uma vez que o antigo estabelecimento prisional é um Monumento Nacional, localizado no centro da cidade de Santarém, com uma identidade única que deverá ser mantida, o que torna o projeto mais desafiante.

O antigo estabelecimento prisional foi desativado desde 2006 e dado como abandonado em 2009, foi adquirido pela ESTAMO – Participações Imobiliárias, SA. É estimado que a sua data de construção date à segunda metade do século XIX, possuindo uma área de cerca de 7000 m2, o que vai permitir acolher cerca de 200 utilizadores.

Segundo Hugo Tocha de Carvalho, fundador da TUU e diretor do departamento de Arquitetura, “Podermos estar envolvidos num projeto de reabilitação e reconversão do antigo estabelecimento prisional de Santarém, não só nos desafia como profissionais, mas também como equipa. Temos o compromisso de nos envolvermos neste trabalho com toda a dedicação por forma a conseguirmos criar uma atmosfera positiva num edifício que albergou tantas histórias de vida difíceis e onde se sente uma carga bastante negativa. Este é talvez o maior desafio de todos”.