Engexpor regista em 2022 o melhor ano de sempre na área de Advisory Services

A faturação desta área de negócio mais do que duplicou desde 2019.

Após quatros anos a crescer consecutivamente, a área de Advisory Services da Engexpor, registou em 2022 o melhor ano de sempre até à data, consolidando a sua atividade face a 2021, ano em que a reorganização dos serviços de advisory e reforço da equipa concederam um grande impulso a este negócio.

Em quatro anos, a Engexpor, empresa que tem como principal atividade a gestão de projetos e de construção, mais do que duplicou a sua faturação na área de Advisory Services, que é liderada pela atuação em serviços de technical due diligence (auditoria técnica), com um aumento que superou os 114% entre 2019 e 2022. Devido ao excelente exercício de 2021, o ano de 2022 observou um crescimento nesta atividade, ainda que condicionada ela redução do número de transações de investimento imobiliário a que se assistiu no quarto trimestre.

Tanto a compra e venda de ativos comerciais como a promoção imobiliária (reabilitação e construção nova) integram a área de technical due diligence da Engexpor, que, só no ano passado esteve envolvida em auditorias que totalizam uma área aproximada de 1,2 milhões de m2. Entre 2019 e 2021, a empresa executou due diligences para ativos e portefólios com uma área total que ultrapassa os 2,7 milhões de m2.

No histórico da Engexpor, integram auditorias técnicas que apoiaram algumas das maiores transações de investimento executadas no mercado português, das quais o maior negócio realizado em 2022, que diz respeito à compra de uma parta significativa do portefólio da ECS Capital pela Davidson Kempner. Destas operações destaca-se ainda a venda de um portefólio de supermercados Continente à Ores Capital, a compra do Vilamoura World por um grupo de investidores nacionais, incluindo a Norfin, e ainda a due diligence técnica de um portefólio de supermercados para a LCN Capital Partners.

De acordo com a atividade do mercado nacional, os setores da hotelaria , residencial e escritórios são os que possuem maior peso nos serviços de Advisory da empresa, sendo que desde 2019, as auditorias técnicas realizadas pela Engexpor abranjam todas as áreas do imobiliário.

O segmento da hotelaria foi o mais ativo, totalizando uma área superior a 1,7 milhões de m2 seguido do residencial, um dos mais dinâmicos dos últimos anos, tendo sido executadas due diligences para uma área conjunta superior a 510.000 m2, incidindo maioritariamente sobre edifícios para reabilitação e terrenos para promoção imobiliária. No setor dos escritórios, foram realizadas auditorias que agregam uma área aproximadamente de 280.000 m2.

A ganhar cada vez mais expressão no mercado imobiliário português e na atividade da Engexpor, está o setor logístico, sendo que as auditorias técnicas realizadas correspondem a uma área agregada de 825.000 m2, no período em questão, o que representa não só o bom momento do setor, mas também a dimensão dos imóveis industriais e logístico.

Segundo Miguel Alegria, CEO da Engexpor, “Desde sempre que a Engexpor está comprometida em disponibilizar um serviço 360º aos seus clientes e, como tal, faz todo o sentido fortalecer cada vez mais a área de advisory services. Esta aposta, juntamente com a intensa atividade do mercado imobiliário em Portugal nos últimos anos, seja no desenvolvimento de novos projetos ou na transação de imóveis, tem-nos permitido crescer muito nesta área através da qual apoiamos investidores, promotores, proprietários ou entidades que medeiam negócios de compra e venda de ativos”.