O mercado imobiliário em Espanha no mês de outubro

Outubro foi largamente definido pela venda da promotora imobiliária Vía Célere e pela aprovação pelo Conselho de Ministros da nova Lei de Habitação.

Mercado

O governo de Pedro Sánchez anunciou o projeto de Lei de Habitação. As principais medidas incluem uma sobretaxa sobre o IBI para habitações vagas, mecanismos de contenção de preços, rendas máximas e benefícios fiscais para encorajar os imóveis a entrar no mercado. Os observadores do mercado como o EY acreditam que a nova lei acabaria com 30% dos projetos BTR planeados em Espanha.

Os preços da habitação aumentaram 1,6% em setembro, para um aumento total anual de 8,3%. Além disso, as novas hipotecas aumentaram 66,9% para 33.105 empréstimos em agosto.

No terceiro trimestre do ano, o investimento imobiliário atingiu 3,413 mil milhões de euros, mais 15,4% do que no trimestre anterior e mais 71,1% do que no mesmo período de 2020.

As transações de M&A em setembro recuperaram ligeiramente após dois meses de falta de brilho. No total, realizaram-se 34 transações.

Empresas

Entre as maiores empresas do setor, a Värde Partners, o fundo que é proprietário da Vía Célere, fez um grande sucesso quando anunciou que tinha contratado o Credit Suisse para preparar a venda da sua promotora. A operação poderia ser articulada através de uma fusão com outras empresas do setor, também liderada por investidores internacionais.

A Cerberus vendeu também o emissor da dívida da Haya Real Estate. A Beka Finance adquiriu a Haya Securitisation, que gere emissões de dívida no valor de 23,2 mil milhões de euros.

A Ares Management anunciou ao Brainsre.news Espanha a sua intenção de continuar a investir em Espanha após ter desembolsado mais de mil milhões de euros desde a sua chegada em 2019.

O BBVA vendeu a sua última participação de 20% na sua antiga empresa imobiliária, Anida. A Cerberus foi obrigada a executar a opção de compra sobre a Divarian. Além disso, a Urbania adquiriu o antigo “banco mau” do Colonial, Asentia. A empresa possui um banco de terrenos de 900.000 metros quadrados, com uma área de construção de meio milhão de metros quadrados.

A Azora concordou com uma aliança com a Exan Capital, um gestor de activos dos EUA, para expandir as suas operações no país. A empresa conjunta irá investir em escritórios, logística, no setor residencial, lares e hotéis.

A socimi Lar España emitiu 300 milhões de euros em obrigações verdes. A sua segunda colocação foi cinco vezes superior à subscrição, pagando um cupão de 1,84%. A Insur também colocou obrigações de rendimento fixo por um montante menor, 30 milhões de euros, e a Colonial concluiu uma emissão de obrigações de 500 milhões de euros através da sua subsidiária SFL, que vence em 2028 e tem uma taxa de juro de 0,5%.

O fundo Natixis emprestou 100 milhões de euros à Neinor Homes para a realização de vários projetos build-to-rent. No total, o promotor recebeu 400 milhões de euros, mas espera continuar a receber capital.

A gestora de ativos Alantra lançou um fundo de dívida. A empresa concederá empréstimos entre 5 e 25 milhões de euros em ativos, até um máximo de 132 milhões de euros.

A FCC adquiriu 13,11% da Realia, um movimento que foi muito bem recebido pelo mercado porque a FCC já controla mais de 50% da empresa imobiliária.

A empresa de serviços profissionais Grant Thornton e uma empresa especializada em ativos imobiliários, CCI Real Estate, juntaram-se para vender grandes carteiras imobiliárias.

Residencial

A Câmara Municipal de Madrid anunciou um novo desenvolvimento urbano, Madrid Nuevo Sur. Localizado entre Delicias, Méndez Álvaro, Abroñigal, San Diego e Entrevías, o local cobria uma área de 2,5 milhões de metros quadrados. A Câmara Municipal de Sevilha também anunciou o desenvolvimento de uma nova área no Distrito Norte, na qual serão construídas 720 habitações.

A empresa de gestão alemã Patrizia está a negociar a aquisição de um projeto de habitação para arrendamento em Madrid à Invesco por cerca de 50 milhões de euros. O ativo é um edifício com 140 habitações no distrito de San Blas-Canillejas. A empresa de gestão pretende também comprar 2.000 habitações na Catalunha por 800 milhões de euros à Becorp.

A sociedade de Blackstone, Testa, colocou 800 unidades da sua carteira à venda por 300 milhões de euros. Caso a transação prosseguisse, o veículo venderia mais de 10% da sua carteira em Espanha.

Culmia e Ares anunciaram investimentos de 200 milhões e 420 milhões de euros, respetivamente, para desenvolver mais de 5.000 habitações no âmbito do Plano Vive em Espanha.

O parceiro da Ares, o promotor Aedas Homes, anunciou um investimento de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de 81 habitações em Terrassa. A Habitat Inmobiliaria começará também a trabalhar num projeto em Tres Cantos. A empresa adquiriu um terreno e reservou 36 milhões de euros, o que lhe permitirá construir 96 habitações.

Lar e Primonial lançaram a sua primeira co-vida, um complexo de 7.500 metros quadrados em Málaga. O complexo incluirá um ginásio, sala polivalente, sala social e de jogos, espaço de trabalho conjunto, sala de eventos, cafetaria, piscina e terraços.

A CBRE IM anunciou que vai investir 465 milhões de euros na criação de uma carteira de habitação de arrendamento. A empresa planeia concorrer a concursos lançados pelos vários governos regionais de Espanha para alcançar este objetivo.

A empresa de gestão Argis lançou um fundo para investir 200 milhões de euros em projetos de construção para arrendamento, co-vida e apartamentos turísticos. A alavancagem proporcionaria à empresa um total de 400 ou 500 milhões de euros para investir nos projetos.

Investidores institucionais, a empresa suíça de gestão de ativos Partners Group e o grupo financeiro espanhol Dunas Capital vão investir 400 milhões de euros numa carteira de 1.500 habitações em Madrid, Barcelona, Málaga e Valência.

A empresa britânica Taylor Wimpey reservou 17 milhões de euros para o desenvolvimento residencial em Alicante. O projeto inclui 48 apartamentos de dois e três quartos localizados junto a outro empreendimento residencial que desenvolveram no passado. A Kategora de Bilbau investirá 24 milhões de euros num resort em Tenerife, composto por 88 apartamentos de um e dois quartos com terraços e áreas comuns.

Em Mallorca, a Aberdeen adquiriu um edifício com 121 apartamentos. O complexo de edifícios para arrendamento está localizado a 15 minutos do centro da cidade.

Escritórios

A Starwood anunciou que vai adquirir a Torre Estel de Barcelona. Os executivos indianos e atuais proprietários, Dinesh Gidwani e Jairam Mangharam Gidwani, receberão 120 milhões de euros por este ativo.

O Partido Popular encarregou os Colliers de organizar a sua mudança de Génova 13. A empresa de consultoria terá de explorar as diferentes opções, vender ou alugar, e encontrar um novo local para o partido político.

O escritório da família Royal Metropolitan adquiriu a sede da Liberty em Madrid. Em troca, a companhia de seguros recebeu 35 milhões de euros. A operação de sale & leaseback permitirá à Liberty permanecer como inquilino, embora apenas retenha metade do espaço.

Outra seguradora, a Generali, vendeu um edifício de escritórios com mais de 4.000 m2 no centro de Madrid a um escritório familiar. O ativo encontra-se na Calle del Marqués de Valdeiglesias, no bairro de Justicia.

Também em Madrid, a socimi Saint Croix comprou um edifício de escritórios. A família Colomer, proprietária de Pryconsa, pagou cerca de 20 milhões de euros pelo imóvel.

O BNP Paribas pôs à venda um complexo de 13.200 metros quadrados em Méndez Álvaro. Eles esperam que as licitações excedam os 50 milhões de euros.

O gestor de ativos do Deutsche Bank, DWS, procura vender um complexo arrendado à Generalitat por 110 milhões de euros.

A Roebuck AM anunciou o seu interesse em investir 300 milhões de euros em ativos logísticos e escritórios em Espanha e Portugal. Entre as operações planeadas estão o desenvolvimento em risco, compra e venda a prazo e operações de leaseback.

Industrial & Logística

Goldman Sachs criou uma plataforma de investimento logístico em Espanha. A sua subsidiária, Newdock, planeia investir um bilião de euros no desenvolvimento de novos ativos. O primeiro projeto será constituído por três armazéns na província de Málaga, com três propriedades independentes.

O gestor de ativos DWS vendeu dois ativos em Madrid por 20 milhões de euros. Ambos estão em Getafe e estão arrendados à Amazon e à TXT. A empresa de investimento do Deutsche Bank adquiriu-os inicialmente em 2005 e 2008.

O fundo soberano de Singapura (GIC), através da P3 Logistics, comprou cinco propriedades na carteira da Pulsar à KKR e à Round Hill. Os ativos encontram-se em Castilla La-Mancha e Catalunha.

A GLP vai desenvolver um armazém de 18.906 m2 em Pinto, Madrid. Segundo a empresa, trata-se de um desenvolvimento especulativo dado o apetite atual por investimento na área.

O promotor Panattoni vai desenvolver uma plataforma chave na mão de 45.000 m2 em Múrcia para a Alfil Logistics. A mesma empresa comprou um terreno em Alcalá de Guadaira para a construção de uma nova propriedade de 12.500 m2. Além disso, adquiriu a plataforma logística do El Corte Inglés em Tarragona por 70 milhões de euros. O negócio acrescenta 45.000 metros quadrados construídos e mais 150.000 metros quadrados de terreno para desenvolvimento à sua carteira.

Aberdeen encarregou a DeA Capital Real Estate de desenvolver um armazém logístico de última milha em Madrid. Pagará 25 milhões de euros por um armazém de 19.000 metros quadrados.

Erke finalizou a aquisição do seu segundo armazém logístico em Alcalá de Henares.

Retalho

Os supermercados Carrefour levantaram um tumulto junto dos investidores em outubro. Primeiro, a Realty Income comprou sete ativos da Carrefour Properties por 93 milhões de euros. O mesmo REIT adquiriu outros três desses imóveis por 64 milhões de euros a um vendedor desconhecido. Em seguida, o grupo português Square AM comprou uma carteira de hipermercados, alguns dos quais são operados pelo Carrefour.

A Pagoda Capital adquiriu uma propriedade no centro de Bilbao por 7 milhões de euros. A antiga sede da Iberdrola tem 1.800 metros quadrados de área locável entre o andar principal e a cave.

O escritório familiar de A Coruña, Pelayo Capital, adquiriu uma loja em Saragoça. O ativo tem 2.650 metros quadrados num único andar ao nível da rua e mais de 40 metros de fachada. Atualmente, é um concessionário.

Outro veículo de investimento familiar, neste caso de Sevilha, comprou uma propriedade comercial no centro da cidade. A propriedade de 250 m2 é alugada à empresa de cosméticos Kiko Milano.

A Compañía de Phalsbourg, a proprietária do futuro centro comercial Oasiz Madrid, anunciou um atraso na abertura devido à crise dos transportes. A empresa observou que tinha havido atrasos nas entregas necessárias.

Terreno

O promotor da família Colomer, Pryconsa, comprou seis parcelas de terreno em Alcalá de Henares. O Ministério da Defesa de Espanha também conseguiu vender parte das quinze propriedades no total que tem no mercado.

A Tectum adquiriu um terreno em Cañaveral para desenvolver 210 habitações construídas para arrendar. O projeto será realizado pela Locare e arrendado a preços acessíveis.

Juntamente com um fundo de investimento, a Momentum Reim adquiriu um terreno em Valdebebas. O terreno, anteriormente propriedade da Junta de Compensação de Valdebebas, tem uma área útil de construção de 36.448 m2 que será utilizada para apartamentos com serviços.

La Llave de Oro, um promotor, adquiriu um terreno de 225.000 m2 em Los Ahijones. O terreno tem uma área de construção residencial de 60.000 m2, representando cerca de 600 habitações, parte das quais serão arrendadas.

Uma joint venture entre o Grupo Lar e a Primonial adquiriu um terreno em Málaga para um novo projeto build-to-rent, onde serão construídas 76 habitações.

A Câmara Municipal de Sevilha anunciou um novo desenvolvimento urbano em terrenos no Distrito Norte, centrado no desenvolvimento de habitações de arrendamento subsidiado.

O promotor Aedas Homes anunciou que tinha investido 217 milhões de euros na aquisição de terrenos durante a primeira metade de 2021. Este banco de terrenos incorporado irá permitir-lhe construir 3.000 habitações.

A Mercabarna adquiriu um terreno de 173.194 metros quadrados ao Consórcio da Zona Franca de Barcelona por quase 70 milhões de euros.

Hotéis

Espanha registou 25,6 milhões de dormidas em hotéis em setembro. Este número representa um aumento de 212,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, em grande parte determinado pelas restrições devido ao coronavírus.

A Union Investment adquiriu o Hotel Barcelona 1882 à Meridia por 60 milhões de euros. A propriedade tem 182 quartos de quatro estrelas e será operada pela Izaka Hotel Management.

A Orienta Capital adquiriu um resort de 2.700 metros quadrados, com 200 camas no Porto. Estará operacional a partir de janeiro de 2022, operado pela The Central House. A Hoteles Globales comprou o hotel Castillo de Ayud, de três estrelas, localizado em Saragoça. A empresa do Grupo Optursa tem uma carteira de 53 hotéis.

A empresa de investimento Boscalt e o gestor de ativos Edmond de Rothschild AM criaram um novo fundo de investimento hoteleiro. Este veículo irá investir até 500 milhões de euros nas principais capitais europeias, procurando construir uma carteira de 1.500 quartos em 8-12 propriedades.

Além disso, o antigo proprietário da Cirsa Manuel Lao, Nortia Capital, anunciou a sua intenção de investir 100 milhões de euros na aquisição de hotéis durante os próximos cinco anos com Pulitzer.

NPL & REO

Blackstone aproximava-se da venda da sua carteira Hercules, inicialmente adquirida à Catalunya Banc em 2014. A Morgan Stanley e a CarVal são as empresas mais bem posicionadas para aceitar os ativos, com ofertas próximas de 80% do valor contabilístico. O banco de investimento investiu 3,6 mil milhões de euros na compra.

Sareb continuou a sua venda de ativos não estratégicos. Neste caso, ofereceu aos fundos internacionais duas carteiras de empréstimos não pagos, garantidos por terrenos e hotéis. Estão avaliadas em 500 milhões de euros, embora o valor original dos empréstimos fosse de 1,5 mil milhões de euros.

O fundo oportunista baseado na Noruega Axactor adquiriu uma carteira de empréstimos mal pagos da Caja Rural del Sur. O valor contabilístico nominal dos empréstimos é de 116 milhões de euros, embora apenas 39 milhões de euros estejam garantidos por hipotecas.