Ar Telecom investe 10 milhões em novo data center em Lisboa

A operadora tem 10 milhões de euros para erguer um novo data center e investir no reforço da rede de fibra ótica.

A Ar Telecom anunciou ontem aos trabalhadores, a instalação de um novo data center de 1.400 m2 em Lisboa. Sem localização revelada, o novo espaço pode estar situado dentro ou fora da capital, segundo publicação do jornal Eco. A operadora vai investir no reforço da rede de fibra ótica e erguer um novo data center, num investimento de 10 milhões de euros.

No plano que prevê a criação de 200 empregos diretos e indiretos até 2025, o novo data center tem capacidade de expansão para triplicar, podendo chegar aos 4.200 metros quadrados. A Ar Telecom, recém-adquirida pelo grupo espanhol Aire Networks, tem agora um novo escritório no Norte do país, em Leça do Balio, Matosinhos.

Em entrevista ao jornal Eco, Tiago Oliveira Santos, presidente executivo da operadora, salienta que a Ar Telecom já tem data center, porém o objetivo da empresa é tornar-se mais competitiva através do recurso às energias renováveis e a um conceito de projeto mais eficiente e mais moderno. O modelo de negócios está ainda a ser elaborado e o novo data center deverá estar operacional em 2023.