O mercado imobiliário de Itália em setembro

Residencial

A Merope Asset Management adquiriu uma carteira composta por 10 ativos em Roma por 100 milhões de euros. Os ativos são principalmente vilas e antigas agências bancárias localizadas no exclusivo bairro de Sallustiano, em Roma, e estão rodeados por um parque de 17.000 m². A Merope pretende investir 80 milhões de euros na renovação dos ativos de acordo com os critérios de eco-sustentabilidade.

Em Parma, a Aquileia Capital Services apresentou o seu projeto residencial Nopa, para requalificar a zona norte da cidade com um investimento de 50 milhões de euros. O projeto, que tem duração de dois anos, abrange uma área de 31.471m².

Entretanto, foi inaugurado o projeto de habitação social Sesto Smart Village em Sesto Fiorentino (Florença), com 140 habitações. O projeto foi executado através dos fundos Fondo Housing Toscano geridos pela InvestiRE SGR, que teve a Região da Toscana entre os seus investidores, e Fondo Investimenti per l’Abitare FIA, gerida pela Cassa Depositi e Prestiti.

Entretanto, em San Colombano (ao sul de Milão), a rodoviária de Sila foi vendida em leilão a uma construtora local, que a transformará em residências depois de ter ficado desocupada por vinte anos.

Escritórios

Em Milão, Castello Sgr adquiriu o escritório que atualmente acomoda Kering do Bel Real Estate Group por 70 milhões de euros. O ativo cobre 15.000 m² e é um dos poucos na Itália a obter as certificações LEED Core & Shell e Platinum Commercial Interior.

Bancos

A negociação para a fusão entre UniCredit e Mps foi prorrogada. A operação é bastante arriscada devido ao montante considerável de NPLs e créditos em risco (15 mil milhões de euros) detidos pela Mps. O UniCredit visa principalmente as agências Mps no norte e centro da Itália e o banco online Widiba.

Retalho

No seguimento de um concurso para atribuição de espaços comerciais na Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, a Gucci vai ficar com o espaço anteriormente ocupado pela Dutti por 4,5 milhões de euros anuais. Entretanto, tendo exercido o direito de preferência, a Chanel manterá o espaço atribuído à sua loja e requalificará o antigo Hotel Cobianchi.

Hospitalidade

A Radisson expande a sua presença em Itália com dois novos resorts sob a marca Radisson Individuals em parceria com a Mira com a inauguração do Borgo di Luce I Monasteri Golf Resort & Spa em Siracusa e Alagna Mountain Resort & Spa em Piemonte.

Logística

Após a joint venture entre Goldman Sachs e Kervis Sgr para investir 1 bilhão de euros em logística italiana, a nova parceria adquiriu por 130 milhões de euros dois terrenos em Bolonha e Novara para desenvolver centros logísticos de última geração.

Entretanto, a GLP concluiu a aquisição fora do mercado de um ativo logístico de 27.000 m2 em Santa Palomba (Roma) por 15 milhões de euros através de um fundo gerido pela Kryalos. O ativo grau A foi vendido pela Orchidea Srl e atualmente é ocupado pelo Carrefour.

Aticos Alternativos

CampusX vai inaugurar em breve, sob a marca CX Place, duas novas instalações em Torino para 450 quartos e 600 camas.