Mercado de Fusões e Aquisições movimenta 368 milhões de euros em Janeiro

Setor de Real Estate foi o mais ativo no primeiro mês de 2023, com 15 transações.

De acordo com o relatório da Plataforma Transactional Track Record – TTR, o mercado de Fusões e Aquisições português movimentou 368 milhões de euros em janeiro de 2023. A análise indica uma redução de 28% no volume de transações em comparação com o mesmo período de 2022.

O mercado transacional português verificou no mês em análise, 39 operações e um valor total de 368 milhões de euros, valores que representam uma diminuição de 27% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2022, bem como uma queda de 33% do capital mobilizado.

Numa análise por setor, o setor de Real Estate foi o mais ativo em janeiro, com 15 transações, seguido pelo setor de Business & Professional Support Services, com quatro operações.

Quanto ao número de transações, no âmbito Cross-Border, Itália e a França foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando três transações cada.  As empresas portuguesas escolheram os Estados Unidos e a França como principal destino de investimento, com uma transação cada. Já as empresas norte-americanas decresceram em 71% as suas aquisições no mercado nacional, no período em análise. As aquisições estrangeiras no setor de Tecnologia e Internet diminuíram em 83% em comparação ao mesmo período de 2022.

Foi contabilizada uma transação de Private Equity, em janeiro de 2023, representando uma diminuição de 1% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2022.

Em Venture Capital, foram realizadas quatro rodadas de investimentos e um total de 27 milhões de euros, representando uma diminuição de 42% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 18 transações com um valor de 213 milhões de euros, representando uma queda de 5% no número de operações.

Em janeiro de 2023, a transação destacada pelo TTR Data, foi a aquisição de uma participação de 50% na Ecosteel e Ecolaúndos pela Vanguard Properties, cujo valor de investimento foi de 30 milhões de euros.