O grupo Vanguard Properties acaba de anunciar a aquisição de 50% do capital da ECOSTEEL. Com este investimento a Vanguard Properties consolida assim o seu papel na dinamização da construção industrial portuguesa e na promoção da construção sustentável. O investimento permitirá a criação de uma nova unidade industrial de produção de madeira laminada cruzada (CLT) destinada à construção de edifícios em altura.
Sediada em Laúndos, Póvoa do Varzim, a ECOSTEEL é uma empresa de referência internacional no setor das caixilharias, que vê com esta aquisição, o reforço do seu capital e maior apoio ao desenvolvimento comercial.
A ECOSTEEL entra assim num novo ciclo de expansão na sua indústria de base, nomeadamente nos sistemas de caixilharia minimalistas de construção inovadoras e instalações artísticas, passando também pela área do design e tecnologia.
De acordo com José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “a ECOSTEEL destaca-se por ser um dos melhores fabricantes de janelas minimalistas, com design e tecnologia de ponta, e integra perfeitamente a nossa visão industrial. Com a criação de uma nova unidade industrial de produção de CLT, materializamos o nosso investimento estratégico na industrialização da construção e produziremos casas e edifícios sustentáveis, em madeira, nomeadamente para os projetos ‘Terras da Comporta’, ‘Muda Reserve’, ‘Foz do Tejo’, entre outros. Acreditamos que este é o primeiro passo para a criação de um grande grupo exportador, beneficiando da tendência crescente do uso da madeira em edifícios, havendo falta de indústrias apetrechadas tecnologicamente para responder à procura”.
No contexto de expansão da empresa, está previsto o reforço superior a 60% do número de colaboradores da ECOTSEEL para cerca de 400 até 2024, entre os quais arquitetos, engenheiros, designers, serralheiros e instaladores.
Recorde-se ainda que, em junho de 2022, a Vanguard Properties anunciou o investimento na Black Oak Company, empresa portuguesa especializada na construção de casas em madeira que passará a operar brevemente sob a marca KŌZŌWOOD Industries. Assim, o investimento total da Vanguard Properties em unidades industriais portuguesas soma um total de cerca de 50 milhões de euros.
Segundo José Maria Ferreira, fundador e CEO da ECOSTEEL, “esta parceria irá potenciar enormemente a capacidade de produção do grupo e a sua expansão internacional, reforçando ainda a solidez económica e financeira, assim como a sua infraestrutura produtiva com enormes vantagens para os clientes”.
A ECOSTEEL, fundada em 2013, é internacionalmente reconhecida pelo desenvolvimento de sistemas de caixilharia minimalistas e sistemas de construção inovadores apoiados em tecnologia de ponta, exportando para diversos países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França e Austrália. Entre as obras emblemáticas edificadas com soluções desenvolvidas pela ECOSTEEL, destacam-se o edifício Castilho 203, em Lisboa, da Vanguard Properties, o hotel The Maybourne Riviera, no principado do Mónaco, ou o hotel Château La Coste, em França, com um pavilhão projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.