IFRRU 2020 atinge 300 contratos de investimento em reabilitação urbana e conta já com 60 projetos concluídos

Apesar dos efeitos económicos causados pela situação excecional da pandemia COVID-19, o IFFRU 2020 contou no mês de Abril com 304 contratos

Em comunicado o Gabinete do Ministro das Insfraestruturas e da Habitação informa que mesmo com os efeitos económicos causados pela situação excecional da pandemia COVID-19, o IFFRU (Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas) 2020 contou no mês de Abril com 304 contratos, atingindo um volume de investimento de mais de 890 milhões de euros para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.

Com o objetivo de revitalizar os centros urbanos, os edifícios intervencionados ao abrigo do IFRRU 2020 destinam-se a habitação (132 contratos), a atividades económicas (155), a equipamentos de utilização coletiva ou de apoio social e cultural, incluindo equipamentos públicos para residência de estudantes e também na área da saúde, sendo já mais de 60 os edifícios com a sua reabilitação concluída.

Os projetos, na sua maioria (235) são promovidos por empresas, contando-se igualmente projetos de particulares, IPSS e Câmaras Municipais. Segundo o Gabinete do Ministro das Insfraestruturas e da Habitação, as operações localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, definidas pelos respetivos Municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 81 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.

O IFRRU 2020 foi criado no âmbito do Portugal 2020 e é um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação,  sendo o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal, com uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano. Em 2021, para a maior parte de dotação pública foi fixada uma taxa fixa de 0%.