Fundos imobiliários perfazem 41% do total do ativo dos fundos de investimento

Os dados correspondem ao final de março de 2023.

De acordo com a informação divulgada hoje pelo Banco de Portugal, referente às estatísticas de fundos de investimento atualizadas para março de 2023, asaplicações de particulares em fundos de investimento aumentaram quase mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2023.

Para as estatísticas hoje apresentadas são considerados os fundos imobiliários e os fundos mobiliários, que incluem fundos de ações, de obrigações, fundos mistos e outros fundos.

No final de março deste ano, o valor das unidades de participação emitidas pelos fundos de investimento era de 35,9 mil milhões de euros, mais mil milhões do que no final de 2022.

A tipologia com maior peso no setor, continuam a ser dos fundos imobiliários, correspondendo a 41% do total do ativo dos fundos de investimento no final de março de 2023. Seguem-se a estes, os fundos de obrigações e os outros fundos, que representavam 23% e 17%, respetivamente.

Segundo o Banco de Portugal, as aplicações dos fundos de investimento continuaram a privilegiar o investimento em ativos não financeiros, designadamente imóveis, e, em segundo lugar, os títulos de capital.