Custos de construção aumentam 7,4% em outubro

O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 8,8% e de 5,4%.

De acordo com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, os custos de construção cresceram 7,4% em termos homólogos.

Em outubro, estima-se que tenham aumentado mais 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior. Relativamente ao preço dos materiais e o custo da mão de obra, os mesmos apresentaram, respetivamente, variações de 8,8% e de 5,4% face ao período homólogo.

No que concerne à variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova em outubro foi de 7,4%, taxa superior em 0,6 p.p. à observada em setembro. Segundo o INE, no mês em análise, os preços dos materiais aumentaram para 8,8% (8,3% no mês anterior) e o custo da mão de obra acelerou 5,4% (4,7% em setembro).

A análise regista também que o custo da mão de obra contribuiu com 2,3, p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e a componente dos materiais contribuiu com 5,1 p.p..

No que diz respeito à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,8% em outubro. Os custos dos materiais e o custo da mão de obra aumentaram 0,9% e 0,6%, respetivamente. As componentes mão de obra e materiais contribuíram com 0,3 e 0,5 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova.