Projeto Harvey vendido ao fundo Deva

Novo banco vende carteira de crédito malparado de cerca de duas dezenas de grandes devedores.

O banco liderado por António Ramalho vendeu a carteira Harvey ao fundo Deva. A carteira de crédito malparado tinha nomes de grandes devedores como o Grupo Lena e a Urbanos de Alfredo Casimiro e um valor inicial de 640 milhões, avançou hoje o jornal ECO.

Em causa está o “Projeto Harvey”, uma carteira de crédito malparado com cerca de duas dezenas de grandes devedores, engloba empréstimos em situação de incumprimento com o valor bruto de 640 milhões de euros. A carteira Harvey foi colocada no mercado pelo Novo Banco, ainda este verão.

A carteira de crédito malparado tinha inicialmente o valor contabilístico bruto de 640 milhões de euros (sem contar com imparidades), no entanto o perímetro final terá sido alterado por decisão do Fundo de Resolução, ao abrigo dos poderes que lhe foram conferidos no âmbito do acordo de capital contingente, refere o jornal ECO.

O fundo Deva apresentou-se a este processo com a Arrow, que deverá ser o servicer deste portefólio, ficando assim com a gestão destas dívidas.

Além da carteira Harvey, o Novo Banco tem outro processo de malparado em curso, designado por “Projeto Orion”, com o valor facial de cerca de 200 milhões de euros.

O Novo Banco pretende com a venda desta carteira de NPL (non performing loans) reduzir ainda mais o rácio de NPL, que se situava em 7,3% em setembro. O objetivo passa por baixar o rácio para os 5% nos próximos dois anos. A instituição conseguiu lucros de 159 milhões de euros até setembro, no que espera ser a inversão da tendência depois de anos de prejuízos.