Concursos de obras públicas promovidos aumentam 7% em janeiro

Os contratos celebrados atingem valor mensal mais baixo desde 2016.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), divulgado na sexta-feira, em janeiro verifica-se um crescimento dos concursos promovidos, enquanto que nos contratos celebrados é atingido o valor mensal mais baixo desde 2016.

No primeiro mês de 2022, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos situou-se nos 216 milhões de euros, mais 7% que o apurado em janeiro de 2021, o que significa que se apura, pela primeira vez desde março do ano passado, uma variação homóloga acumulada positiva nos montantes de concursos públicos objeto de anúncio de procedimento.

Quanto ao volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados no mês de janeiro e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de fevereiro, a AICCOPN avança que foi de apenas 74 milhões de euros, o que representa uma queda de 71% face ao registado relativamente ao mesmo mês 2021. Embora se trate apenas de um registo mensal, este é o mais baixo desde março de 2016.

No que diz respeito aos contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos em janeiro de 2022 situaram-se nos 58 milhões de euros, menos 69% que o observado no mesmo mês do ano anterior. Os contratos celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias totalizaram 12 milhões de euros em janeiro, menos 72% em termos homólogos.