Concursos de obras públicas mantêm-se até fevereiro mas contratos celebrados registam queda

Os contratos celebrados de empreitadas de obras públicas apresentam queda de 49%.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), divulgado na sexta-feira, os concursos de obras promovidos até fevereiro igualam os valores apurados em 2021, enquanto que os contratos celebrados de empreitadas de obras públicas registam uma queda de 49%.

No que diz respeito ao volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ao longo de janeiro e fevereiro de 2022, o mesmo é de 544 milhões de euros, precisamente o mesmo montante que o registado no período homólogo de 2021, verificando-se assim uma variação nula, a qual ocorre após um crescimento de 7% observado no passado mês de janeiro.

Quanto ao montante dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados nos primeiros dois meses do ano e objeto de reporte no Portal Base, AICCOPN dá nota que o valor foi apenas de 260 milhões de euros, menos 49% que o registado no período homólogo de 2021, verificando-se, pelo terceiro mês consecutivo, uma redução em termos homólogos acumulados.

Durante o período em análise, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos situaram-se nos 191 milhões de euros, valor que é 54%. inferior ao apurado em 2021. Quanto aos contratos celebrados através de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, os mesmos representaram um volume total de 53 milhões de euros, menos 22% que o registado no período homólogo de 2021.