Azora Capital adquire The Lodge Hotel em Vila Nova de Gaia

Luxuoso hotel de cinco estrelas foi vendido pela Pluris Investments à espanhola Azora Capital.

O luxuoso The Lodge Hotel, situado na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia foi vendido pela Pluris Investments, de Mário Ferreira, a um fundo da espanhola Azora Capital, avança em publicação o Jornal de Negócios. A unidade hoteleira de 5 estrelas, foi construída sobre os antigos armazéns da Real Companhia Velha e tem agora um novo proprietário. Esta é a quinta aquisição da espanhola Azora Capital no nosso país.

O processo decorreu pouco tempo após Mário Ferreira, dono da TVI, ter anunciado, a 1 de agosto de 2021, que prescindia do empréstimo no valor de 40 milhões de euros concedidos pelo Banco de Fomento Português, no âmbito do Programa de Recapitalização Estratégica, criado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Nessa ocasião, Mário Ferreira manifestou a intenção de realizar o aumento de capital da sua Mystic Invest através de fundos próprios, financiando a capitalização mediante a venda de alguns ativos detidos pela Pluris Investments.

A venda do The Lodge Hotel, onde foram investidos mais de 30 milhões de euros e que deverá ter um valor de transação perto do que iria receber do PRR, surge como alternativa ao empréstimo do Banco de Fomento Português.

No final do mês de outubro de 2020, o The Lodge Hotel fez um “soft-opening”, mas por conta da pandemia, só entrou em funcionamento a 28 de maio de 2021. A unidade hoteleira conta com sete pisos, sendo três dedicados ao estacionamento subterrâneo, 119 quartos de luxo, dos quais 50 são unidades “deluxe” com vista para o rio e 9 suites com 350 m2 cada.

Cinco anos após ter comprado ao BES o edifício Portuense Monumental, no final de 2018, entretanto reconvertido num hotel de cinco estrelas, Mário Ferreira vendeu o mesmo ao grupo francês dono da cadeia de luxo hoteleira Maison Albar. Segundo o empresário, o hotel foi vendido pelo valor de 38 milhões de euros, tendo encaixado mais 10 milhões face aos 28 milhões investidos na sua construção.

The Lodge Hotel é agora a quinta aquisição que o novo proprietário efetua em Portugal no curto espaço de um ano. O fundo Azora European Hotel & Lodging começou por adquirir dois luxuosos Tivoli no Algarve, o Tivoli Carvoeiro e o Tivoli Marina Vilamoura, num negócio avaliado em 148 milhões de euros. De seguida, comprou o Vilalara Thalasa Resort, localizado na região do Algarve, e na passada primavera o Pestana Blue Alvor, construído no ano de 2019, com cerca de cinco centenas de quartos e uma área de 120 mil m2.