Antigo Quartel do Monte Pedral será transformado numa residência de estudantes

O escritório de arquitetura MASSLAB venceu o concurso público para a elaboração do projeto de residência estudantil.

O contrato que visa combater as carências e necessidades de habitação e de residências de estudantes, na Invicta, foi oficializado entre o escritório de arquitetura MASSLAB e a Câmara Municipal do Porto, na passada quarta-feira.

O escritório de arquitetura, tinha em 2019 ganho o Concurso de Ideias para o quarteirão do Quartel ao sugerir transformar o Monte Pedral num Arquipélago – que significa “um conjunto de “ilhas” que estruturam a malha urbana e onde a relação de proximidade prioriza o espaço entre – o espaço que será preenchido pelo tempo e pelas pessoas”, de acordo com o comunicado enviado ao Brainsre News Portugal.

O projeto recebeu luz verde depois de o terreno do Quartel ter sido “restituído” à autarquia, por parte do Estado Português, e após um plano de loteamento finalizado.

A MASSLAB e a equipa de engenharia MOQ serão responsáveis pelo desenvolvimento do desenho da nova residência estudantil, que contará com a reconversão e ampliação do atual edifício do quartel.

Segundo Pedro Baganha, Vereador do Urbanismo da CMP, “este terreno é a grande oportunidade para a criação de uma nova centralidade na cidade”.