O mercado Imobiliário Espanhol em Junho de 2022

Um dos maiores processos de venda do ano continua, o da plataforma da residência estudantil Resa.

O investimento imobiliário continuou o seu bom ritmo em Junho, após o clima macroeconómico ter preocupado parte do sector.

Junho foi marcado pela OPA da FCC sobre a Metrovacesa, várias transações em centros comerciais e o novo investimento da gestora de ativos canadiana Brookfield em Espanha. Escritórios e terrenos logísticos também registaram várias transações.

Empresas

A transação empresarial do mês foi o fecho da oferta pública de aquisição da FCC sobre a Metrovacesa. Carlos Slim lançou uma oferta pública de aquisição de 24% do promotor, mas no final só conseguiu adquirir 11,5%. Depois de ter investido mais de 125 milhões, a sua posição situa-se agora nos 17,31%.

A Cerberus está alegadamente a estudar a fusão da sua empresa de serviços imobiliários Haya com a Altamira ou Hipoges, depois de ter encerrado o seu refinanciamento e um ERE.

A empresa sueca Iberian Yield e a empresa de construção Grupo Otero fecharam uma nova empresa conjunta, que irá desenvolver mais de 1.000 habitações em Málaga, embora tenha um gasoduto com mais de 1.500 unidades em estudo.

Kronos Homes anunciou que irá entregar mais de 1.000 habitações até 2022, e que mantém os seus planos de aquisição de terrenos. O pipeline de novas aquisições situa-se entre 100 e 250 milhões de euros.

A Servihabitat lançou uma nova filial especializada em gestão de terrenos, Servilândia. A empresa tem uma carteira sob gestão de mais de 200 milhões de metros quadrados em Espanha.

Residencial

A transação mais significativa no sector residencial foi a aquisição de 2.500 apartamentos, adquiridos pela Greystar compra da King Street. Esta carteira compreende três edifícios, ainda em construção, em Rivas, San Sebastián de los Reyes e Valdebebas.

O promotor Insur comprou 100% da sua joint venture em Entrenúcleos com a Anida, a empresa imobiliária do BBVA. Desarrollos Metropolitanos del Sur, S.L. possui 8 lotes de terreno, com capacidade para desenvolver um total de 834 habitações, e detém opções de compra em 3 lotes, o que lhe permitiria construir mais 880 unidades.

A Socimi All Iron encerrou a compra de dois edifícios residenciais, com a intenção de os converter em apartamentos turísticos. A primeira, em Madrid, em Almagro 28, custou 2,72 milhões e a outra, em Málaga, 2,45 milhões.

Outra Socimi, Gavari, pagou 5 milhões por duas propriedades residenciais: Molino de Viento 29, no bairro Malasaña, e Calle San Marcelo 23, no bairro Ventas.

A administração de insolvência da Área Norte Sociedad Cooperativa reativou o leilão de um terreno com 13.380 metros quadrados de área edificável e a capacidade para construir até 167 casas na ARPO, em Pozuelo de Alarcón.

Hotéis

O negócio hoteleiro do mês foi a compra do Triângulo Princesa pela Brookfield. Esta carteira inclui o Hotel Madrid Princesa, um edifício de escritórios de 4.600 metros quadrados, seis unidades comerciais e um parque de estacionamento. O preço da transação não foi divulgado.

A Round Hill encerrou a compra do Hotel Florida Norte, em Madrid. A empresa de investimento britânica pagou 120 milhões de euros ao Grupo Faranda, propriedade da família Fernández Hoyos, com a intenção de converter a propriedade numa residência estudantil.

Invesco Real Estate pagou 100 milhões de euros por uma carteira de hotéis composta por três ativos: o Hotel Occidental 1929, em Barcelona; o Vinnci Selección, em Málaga; e o Holiday Inn Express The Hague, na Holanda.

O veículo Atalaya, confirmado por Andbank e Navis Capital, adquiriu o Hotel Bamboo Alcudia, composto por 208 quartos e duas piscinas exteriores. Uma vez concluída a sua remodelação, será operado pela THB Hotels.

Em novos projetos, a Sierra Blanca irá investir 250 milhões num projeto residencial e hoteleiro de luxo em Marbella. No total, será composto por 70 habitações e um hotel de 80 quartos de cinco estrelas.

Retalho

Em Junho, os bens de venda a retalho ganharam proeminência. De acordo com um relatório do EY, o investimento neste tipo de propriedade excederá os 2.000 milhões de euros, com grandes transações em centros comerciais.

A Merlin Properties obteve a aprovação final para encerrar a venda da carteira da sucursal do BBVA à instituição financeira. A Socimi liderada por Ismael Clemente receberá quase 2 mil milhões de euros e distribuirá um dividendo extraordinário aos seus accionistas.

O promotor belga Equilis encerrou a venda à empresa francesa Frey do Centro Comercial Finestrelles em Barcelona por 127,5 milhões de euros, embora este montante possa variar, dependendo de certas variáveis. A Unibail Rodamco Westfield (URW) está a finalizar a venda do Centro Comercial Splau, com cinco candidatos finais.

Apesar deste elevado nível de atividade nos centros comerciais, o maior negócio do mês foi o Restaurant Brands Iberia, com a compra de 159 restaurantes Burger King por 250 milhões de euros à Ibersol de Portugal.

A Aliseda encarregou a JLL de vender uma carteira de retalho por 100 milhões de euros, compreendendo 10 ativos: três lojas de rua em Almeria, Córdoba e Madrid; supermercados em Las Rozas, Madrid, Getxo, Las Palmas e Vigo; o centro comercial Vera Plaza; e o parque comercial El Osito em Valência.

Em instalações comerciais, um escritório familiar vendeu Jorge Juan 33 a outro escritório familiar por quase 7 milhões. O ativo tem mais de 500 metros quadrados. Também os irmãos Cortina Koplowitz estão a estudar a compra do Maestro Victoria 6 por 12 milhões de euros, atualmente propriedade do El Corte Inglés.

O El Corte Inglés anunciou o encerramento do seu centro em Serrano 52 e a venda de dois centros em Sevilha e Córdoba; um mês após o término do seu arrendamento em Valência.

Escritórios

Em Junho, o pipeline de transações de escritório continuou. JP Morgan, GMP, CBRE GI, GIC e a Fundação LaCaixa são os finalistas para comprar a Castellana 51, a histórica sede da instituição financeira catalã. O preço final da transação poderá exceder 200 milhões de euros.

Em termos de operações fechadas, a mais significativa foi a venda à Union Investment de um edifício de escritórios UBS no distrito de 22@ por 60 milhões de euros. O complexo é composto por três edifícios e o adquirido pela Union Investment tem 10.000 metros quadrados.

A GMP comprou Méndez Álvaro 56 por 34 milhões de euros, tem 7.539 metros quadrados. Nesta área, a Socimi tem outro ativo e terreno para desenvolvimento.

Também em 22@, Zurique pagou entre 15 e 20 milhões de euros à Urbania por um edifício de escritórios de quase 4.000 metros quadrados. O espaço está concebido para albergar 320 funcionários.

A empresa Norforest, propriedade da família Valladolid Isidro Rincón, comprou um edifício de escritórios em Valladolid, por 10 milhões de euros, à Coral Homes. Também, fora de Madrid, Mercadalia adquiriu um complexo de escritórios, que será a sua nova sede, localizada em Valência.

No mercado, a IBA Capital e Angelo Gordon colocaram à venda o edifício de escritórios da Nodo por 70 milhões de euros, num processo coordenado pelo BNP Paribas Real Estate e pela JLL.

Em arrendamento, a DLA Piper mudou a sua sede para um edifício propriedade da Allianz, em Castellana 39, com uma superfície de 4.128 metros quadrados. Também a AON arrendou 5.200 metros quadrados ao Colonial, em Velázquez 86; e Ecija 5.000 metros quadrados, em Serrano 69. Em Barcelona, a TravelPerk arrendou 9.400 metros quadrados ao Conren Tramway, a 22@; e The Knot Worldwide arrendou 3.600 metros quadrados, em Sant Cugat.

Em novos projetos, o promotor Insur investirá 39 milhões no desenvolvimento de um edifício de escritórios em Las Tablas (Madrid), que terá uma área bruta locável de 9.000 metros quadrados.

Industrial & Logística

O novo Socimi IBI Lion da BME Growth foi a única transação logística do mês, a compra de um armazém logístico em Valência da Neinver por 65 milhões de euros. O bem tem 60.000 metros quadrados.

Na atribuição do terreno logístico no aeroporto de Barajas, Segro e PSP posicionam-se como o candidato favorito, após a abertura dos envelopes com as propostas económicas. O candidato final será escolhido no Verão.

Na compra de terrenos, a Logicor adquiriu 88.000 metros quadrados, em Barcelona; VGP, um total de 50.576 metros quadrados, em El Bañuelo (Fuenlabrada); Flecha 30.000 metros quadrados, no Corredor de Henares; Propriedades Scanell 25.652 metros quadrados, na Zona Industrial de Alovera (Guadalajara). O montante não foi divulgado em nenhuma das transações.

Em novos projetos, Iberdrola Inmobiliaria está a desenvolver uma plataforma logística de 23.000 metros quadrados em Torrejón de Ardoz; Prologis está a desenvolver outro projeto chave-na-mão para Alcampo em San Fernando; e Thor Equities Group e Arnaiz irão investir 40 milhões em três edifícios industriais em Pinto e Torrejón de Ardoz.

Residências de Idosos

A REIM Primonial comprou o lar de idosos Jovellanos em Gijón. O ativo tem 190 quartos e uma superfície de 7.000 metros quadrados.

Cofinimmo desenvolverá também uma nova residência geriátrica em Múrcia, com um investimento de 14 milhões de euros e já está pré-arrendada à CLECE. Uma vez operacional, terá 6.700 metros quadrados, com capacidade para 150 camas.

Residências de estudantes

Um dos maiores processos de venda do ano continua, o da plataforma da residência estudantil Resa. Bankinter, PGGM e GSA são os mais bem posicionados para adquirir esta carteira de ativos, cujo preço poderia atingir 900 milhões de euros. Atualmente é propriedade da Axa, CBRE IM e Greystar, sendo esta última também a operadora das propriedades.

A Round Hill adquiriu duas residências estudantis, em Madrid e Sevilha, por 65 milhões de euros. No total, contabilizam-se quase 600 camas.

NPL’s e REO’s

O fundo americano Cerberus está a estudar a fusão da sua servidora Haya Real Estate com uma das suas rivais em Espanha. Entre elas, fontes do mercado indicaram que Altamira e Hipoges estão interessados na operação, embora esta se encontre numa fase muito precoce.