Fábrica da Cegonheira vai ser reabilitada num investimento de 6,5 milhões de euros

A GABRIEL COUTO foi a empresa selecionada para a reabilitação e reconversão da antiga Fábrica da Cegonheira.

A histórica Fábrica da Cegonheira em Vila Nova de Famalicão, vai ganhar nova vida com a reabilitação e reconversão do imóvel num novo complexo escolar para a instalação da futura Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e do Centro de Cultura Musical (CCM), Conservatório de Música e Artes. A empresa selecionada para o efeito é o Grupo GABRIEL COUTO.

Da histórica empresa metalúrgica instalada na cidade, nasce agora este novo complexo escolar, cujo valor total de investimento ronda os 6.5 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal de Famalicão aprovado apoio financeiro à ARTAVE, que suportará parte do investimento e cedido o direito de superfície do prédio urbano que detinha, por um prazo de 50 anos e que constitui uma parcela do terreno destinado à obra que albergará a zona expositiva, um pequeno auditório e a incubadora das indústrias culturais e criativas.

O novo edifício terá mais de seis dezenas de salas de aula, de diferentes tipologias, biblioteca e zonas administrativas, salas de ensaio e auditórios. O edificado desenvolve-se numa zona de grande centralidade, integrando o núcleo escolar da cidade, estando inserido na Área de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Famalicão. Com quatro pisos acima do solo e um subterrâneo, o novo complexo escolar terá uma área bruta de construção de aproximadamente 9.500 m2, com 47 salas de dimensões médias com áreas que oscilam entre os 18 e os 50 m2, e 16 salas de maior dimensão com áreas entre os 60 e os 320 m2, para além de estar dotado de diversos espaços para exposições e zonas de auditórios, constituídas por um grande auditório com uma capacidade de 450 lugares, um segundo com lotação para 200 pessoas e quatro salas de ensaio que poderão ser transformadas em auditórios de 120 lugares.

O atelier de arquitetura “Aurora Arquitectos” é o responsável pela assinatura do projeto. Na sua conceção procurou manter-se a memória histórica do que foi este local e as suas origens, pretendendo dotar os novos edifícios com instalações adequadas para a prática e o desenvolvimento das artes e da música, de forma a valorizar o lugar que a ARTAVE e CCM têm ocupado na vida cultural da cidade de V.N. de Famalicão e da região. Preservar as memórias do que foi em tempos a emblemática Fábrica da Cegonheira é um dos pontos característicos de todo este projeto, ao assegurar alguns pormenores e materiais dos anteriores edifícios.

A primeira pedra deste novo equipamento educativo e cultural foi lançada no passado dia 08 de Julho de 2021 pelo anterior presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Para José Alexandre Reis, diretor da ARTAVE, “Este é um momento de viragem para alcançar um novo patamar. A nova escola terá condições para uma intervenção maior da ARTAVE na cultura em Famalicão, posicionando-se também como um centro de eventos de nível mundial, quer no domínio cultural quer no domínio educativo.”

Segundo Daniel Costa, Diretor Comercial da GABRIEL COUTO, “a adjudicação da construção deste futuro complexo escolar à nossa empresa, é um grande motivo de orgulho, tratando-se de um Projeto emblemático e simbólico, não só para a instituição ARTAVE, mas também para o próprio concelho e região. É também um sinal inequívoco da Confiança que a ARTAVE teve na GABRIEL COUTO, tendo em conta a sua elevada experiência e vastíssimo portfólio de obras na área da educação, com a construção de vários estabelecimentos de ensino, públicos e privados, ao longo da sua história.” Para a GABRIEL COUTO a adjudicação deste desafiante projeto, surge no seguimento de uma aposta muito forte do grupo no sector privado nestes últimos anos.