Crédito à habitação sobe em setembro para 1,3 mil milhões

Habitação representa 68% dos novos empréstimos dos particulares entre janeiro e setembro de 2021.

O Banco de Portugal publicou hoje as estatísticas de taxas de juro e de montantes de novos empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares. O destaque vai para a habitação que representa 68% dos novos empréstimos dos particulares entre janeiro e setembro de 2021.

Segundo a instituição, os bancos concederam 1995 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares, em setembro. Este valor divide-se em 1331 milhões de euros para a finalidade habitação, 437 milhões de euros para a finalidade consumo e 227 milhões de euros para outros fins.

Os novos empréstimos à habitação têm registado uma tendência de crescimento. Entre janeiro e setembro de 2021, os novos empréstimos à habitação representavam, em média, 68% do total dos novos empréstimos a particulares, valor próximo ao observado em 2007. A taxa de juro destes empréstimos permaneceu em valores historicamente baixos, fixando-se, pelo terceiro mês consecutivo, em 0,8%.  No que diz respeito ao crédito ao consumo, a taxa de juro média foi de 6,51%.

Para estas estatísticas são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro.