Aumento dos preços das habitações desacelera em novembro

A desaceleração confirma a tendência de arrefecimento nas subidas dos preços nos últimos três meses.

De acordo com os dados do índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, observa-se que os preços de venda dos imóveis em Portugal Continental, registaram um aumento de 0,7% em novembro face ao mês anterior, o que se traduz numa desaceleração quando comparada com a variação mensal de 1,3% em outubro.

No decorrer do ano de 2022, os preços de venda dos imóveis residenciais observaram fortes crescimentos mensais, fixando-se acima de 1,0% e algumas vezes superava os 2,0%. No entanto, apenas os meses de setembro e novembro contrariaram estas grandes valorizações, com variações inferiores a 1,0%.

A taxa de variação homóloga evidencia também uma ligeira suavização, sem registar prejuízos por se situar em patamares bastante elevados. Especificamente, a variação homóloga dos preços de venda dos ativos em território nacional fixou-se em 18,9% (novembro), que apesar de não mostrar disrupções expressivas em relação às taxas apuradas no decorrer da segunda metade do ano, apresenta uma moderação face aos 21,1% que foram registados em agosto, e às variações homólogas de cerca de 19,5% observadas em setembro e outubro.

No que diz respeito aos valores, as vendas de habitação em Portugal foram realizadas por uma média de 2.114 euros por m2, no acumulado de três meses (entre setembro e novembro), alcançando os 3,264 euros por m2 nos fogos novos e 1.998 euros por m2 nos fogos usados.