Zurich aposta em reabilitação de edifício para modelo de trabalho híbrido

O novo espaço é mais um contributo da seguradora para o desenvolvimento sustentável.

A Zurich está a reabilitar a sua sede, o histórico edifício da Rua Barata Salgueiro em Lisboa, de forma a melhorar a experiência e bem-estar dos colaboradores e adotar um modelo de trabalho híbrido. O projeto proporciona melhor equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional dos colaboradores.

A reabilitação vai permitir concentrar os colaboradores de Lisboa num único edifício, focado no bem-estar dos utilizadores e desenhado sob as práticas mais avançadas de sustentabilidade, digitalização, mobilidade e diversidade e inclusão.

O projeto repensa a ocupação e a utilização dos espaços para dar lugar a um edifício sustentável e digital. Todo este projeto é desenvolvido auscultando os colaboradores da Zurich através de um estudo de Workplace Strategy e Sustentabilidade liderado pela JLL. A arquitetura e a construção estão a cargo da Tétris e as obras decorrem entre 2021 e 2022.

O edifício está a ser desenvolvido a pensar na experiência dos colaboradores e passa a contar com diversas zonas colaborativas inter e intra-equipas, espaços sociais e de lazer, uma zona de cafetaria com esplanada exterior, uma sala polivalente para atividades desportivas e culturais, sala de amamentação e balneários. A nova sede contribui também para reafirmar o compromisso da Zurich para com o planeta.

De acordo com Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich em Portugal, “A transformação total do edifício tem como principal objetivo continuar a cuidar dos nossos colaboradores, assegurando as melhores condições de trabalho, através de um conceito de escritório adaptado à nossa realidade, onde possamos todos desfrutar de novas experiências”. O responsável acrescenta que “Com o novo modelo de trabalho vamos conseguir ser mais autónomos, mais criativos, mais inovadores, mais colaborativos e mais sustentáveis. Proporcionar um melhor equilíbrio entre vida pessoal, familiar e profissional aos nossos colaboradores é outro dos nossos compromissos”.

A Zurich conta com cerca de 500 colaboradores que estão em teletrabalho desde março de 2020 e assim vão permanecer até ao final de 2021. No próximo ano, no regresso ao edifício da sede e aos escritórios, a seguradora adotará um modelo de trabalho híbrido que irá pressupor uma articulação entre trabalho remoto e a partir dos escritórios.

A Zurich Portugal faz parte do Grupo Zurich e está presente no país desde 1918, conta com cerca de 500 colaboradores e 19 escritórios próprios organizados em quatro zonas de coordenação comercial (Norte e Ilhas, Norte Interior, Centro e Sul), e uma rede de mais de 2.500 Agentes de Seguros.