WSS apresenta soluções de design e de gestão de espaço

A WSS fundada no final de 2020 tem como missão capacitar as empresas com soluções de design e de gestão de espaço, fornecendo dados de utilização e comportamentais, apoiados por tecnologia e estratégia de workspace.

A empresa fundada por Rodrigo Lains Canas e Raquel de Lemos Arnaut, assenta a sua visão em 3 pilares de oferta: arquitetura, analytics e RE-FLEX.

Na arquitetura, a WSS (Work Space Solution) considera fundamental que um projeto seja antecedido pelo pensamento estratégico de workspace, permitindo conhecer em profundidade a organização, a sua cultura e valores e os seus objetivos futuros. A WSS tem como suporte dados fornecidos pela tecnologia, que permitam elaborar a melhor estratégia para o futuro. Os serviços de Arquitetura poderão acompanhar todas as fases de desenvolvimento de um projeto e mesmo na execução de obra, num modelo “chave-na-não”. Desenvolve também consultoria em Change Management, que ajudará as organizações a ultrapassar os desafios do retorno ao escritório e a melhorar a sua comunicação quanto às novas formas de trabalhar.

No que concerne a analytics, através de uma parceria criada com a Spaceti, a empresa conta com uma ferramenta de Business Intelligence para analisar e otimizar locais de trabalho usando sensores proprietários ou de terceiros. Dispõe de sensores sem fios que coletam dados sobre ocupação (posto de trabalho, salas, estacionamento), bem-estar no local de trabalho (temperatura, humidade, CO2) ou gestão de edifícios touchless.

RE-FLEX é uma nova marca e conceito criado pela WSS que tem como principal objetivo repensar a forma como os escritórios flexíveis são criados, geridos e ocupados. Por um lado, dará apoio aos proprietários no sentido de definir qual o melhor conceito para um espaço que esteja por ocupar, através da criação de um modelo económico que contemple as novas necessidades do espaço, apoio na comercialização e gestão destes espaços. Em relação aos ocupantes, a intenção é apoiar as empresas na definição de uma estratégia de ocupação de espaço híbrida e flexível. Ao mesmo tempo, aliando as capacidades de desenho e construção, a WSS é capaz de desenhar e implementar um modelo de trabalho híbrido com um modelo “chave-na-mão”.”

Raquel de Lemos Arnaut é arquitecta desde 2002, tendo dedicado os últimos 8 anos ao mercado de CRE, gerindo equipas de arquitectura, desenvolvendo projectos, estratégia de workspace e atuando como project manager. É também WELL Accredited Professional (WELL AP™) pelo International WELL Building Institute™ – o primeiro standard de construção do mundo focado exclusivamente na saúde e bem-estar humano.

Rodrigo Lains Canas, com formação obtida na Suiça, conta também com vários anos de mercado, entre Portugal e Espanha, tendo liderado a equipa de escritórios da Savills Portugal e sendo responsável por assessorar grandes empresas na estratégia e negociação de oportunidades de implantação, relocalização ou crescimento.