Resumo Novembro

Com o ano a terminar, o mês de novembro trouxe um saldo positivo marcado por novas operações e novos projetos, que em tudo contrariam a crise que se instala a nível mundial. Faz já parte da agenda do dia e é inevitável falar sobre a crise pandémica que se instalou nos últimos meses e que teima em prejudicar variadíssimos setores económicos, mas que tem abonado e perspetivado um bom futuro no setor imobiliários e nos investimentos que o mesmo pressupõe.

Segundo os dados estatísticos sobre o turismo com percentagens muito baixas, como há muito não havia memória, Portugal não deixou de ser mais uma vez distinguido como um dos melhores destinos, uma das razões ou o reflexo pelos quais os investimentos e empreendimentos estão a crescer a olhos vistos. Existindo assim, cada vez mais investidores internacionais a procurar o país.

Os bancos mantêm uma forte aposta no crédito à habitação, tendo inclusivamente representado um novo máximo desde 2008, segundo o Banco de Portugal. Ainda sobre o Novo Banco, liderado por António Ramalho, tem agora na nova carteira de malparado um montante ligeiramente acima dos 200 milhões de euros, para venda até ao fim do ano, intitulado como Projecto Wilkinson. Em espera estão também três Fundos concorrentes para a compra de carteira de 4435 frações de habitação da Banca, o “Projeto Zip” é uma carteira que vários bancos nacionais, através de fundos de investimento, puseram à venda em julho e será escolhido um vencedor que passará à última fase de negociações para conclusão da operação, com um valor contabilístico de 360 milhões de euros

Retalho e Logística

O Grupo Fortera anunciou que vai investir 100 milhões de euros na construção de um empreendimento em Gaia, “Skyline”, que terá um hotel, escritórios, apartamentos, um centro de congressos e uma superfície comercial.

Foram, entretanto, vendidos 3 edifícios de escritórios no Office Park Quinta da Fonte, em Oeiras, à Signal Capital Partners por 20 milhões de Euros, uma operação numa zona estrategicamente posicionada entre Lisboa e Cascais, na área de escritórios que mais investimento captou em Lisboa este ano.

A M7 Real Estate adquiriu um portfolio de logística de 85.600m² em Portugal através de duas transações por um total de €41M, em nome de uma nova joint venture com um Fundo de Investimento Português, compreende cinco ativos logísticos localizados em Lisboa e Porto; três edifícios de escritórios em Lisboa; e duas unidades de armazém de retalho na Grande Lisboa e na Madeira.

O grupo VGP investe também 80 milhões de euros em Portugal, contando com mais de 70 complexos logísticos em 11 países europeus, o grupo está a concluir a compra de terrenos para erguer mais quatro complexos logísticos em Portugal.

Habitação

O Primeiro Ministro Português, António Costa, anunciou um investimento de 1.251M€ para Habitação Social no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência. O Chefe de Estado propõe para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, o valor de mais de 250 milhões de euros.

Segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal, as novas operações de crédito à habitação, representam um novo máximo desde 2008, acima dos oito mil milhões de euros. Nos primeiros nove meses do ano, o ritmo de crescimento manteve-se e a concessão para a compra de casa renova, desta forma, os máximos atingidos em 2008.

O preço de habitação aumenta em Lisboa e Porto no terceiro trimestre do ano, com base no Índice de Preços Residenciais, os imóveis para habitação no Porto apresentaram uma subida de 11,8% no terceiro trimestre do ano, face a igual período de 2019, tendo Lisboa um aumento em 4,4%, segundo dados da revista Confidencial Imobiliário.

Mesmo com a queda de 52% do investimento em Vistos Gold no mês de outubro, os investidores chineses estão a focar a sua atenção em Lisboa e no Porto, antes que o governo português retire estas cidades do seu programa no próximo ano.

Turismo

No mês de novembro, Portugal ganha grande destaque tanto a nível mundial como europeu na secção de Turismo, mesmo que o cenário aparente ser menos positivo. Logo no início do mês foi premiado pelos World Travel Awards, como o Melhor Destino da Europa na edição 2020, distinguido pelo quarto ano consecutivo. Já no final do mês, foi ainda premiado por esta edição dos famigerados “Oscares do Turismo”, em que as regiões da Madeira, Lisboa e Algarve venceram nas categorias de melhor destino insular, melhor ‘city break’ e melhor destino de praia, respetivamente.

A revista Forbes elege três regiões portuguesas para os americanos viverem, a cidade de Braga, o arquipélago dos Açores e a região Algarve são os três melhores destinos eleitos entre 20 de uma lista de destinos europeus.

O mês ficou marcado pela venda de um aparthotel no Algarve por mais de 20,65 milhões de euros pela Sonae Capital, pelo projeto imobiliário The Keys na Quinta do Lago vendido por 95 milhões, pela inauguração do novo hotel Moov em Oeiras e pela inauguração do Clubhouse do Palmares Ocean Living & Golf, no Algarve.

Há que dar destaque também ao centro das grandes cidades, onde foi aprovado o projeto de espaço comercial no Quarteirão da Pastelaria Suíça no Rossio, num conjunto de quatro edifícios, ao todo mais de 12.000 metros quadrados Sem valor da transação e nome do comprador revelados, o Grupo Ageas Portugal anunciou a venda do edifício Rialto na Baixa do Porto, com uma área de aproximadamente 4.700 m2.

Por sua vez, a marca hoteleira internacional Hilton vai avançar este ano com três novos projetos no país. Cascais, Porto e Açores são a regiões escolhidas para os Investimentos que totalizam 80 milhões de euros.

Ainda sem data de abertura do concurso público, Sesimbra anuncia que o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, vai dar lugar a um empreendimento turístico de grandes dimensões. O local de interesse paisagístico, histórico e arquitetónico pode ser objeto de construção de um estabelecimento de hospedagem como qualquer outro tipo de exploração turística.